Gestão, Inovação

Como a automação logística reduz custos

A tecnologia está em constante evolução, colaborando para otimizar processos e torná-los mais eficazes e baratos. Quando os processos são em larga escala, se torna mais fácil de enxergar os benefícios desse tipo de investimento para o negócio. No entanto, é preciso começar a desmitificar que a automação é uma atitude que deve ser adotada apenas por grandes indústrias.

Uma base bem estruturada e a utilização das tecnologias e ferramentas mais adequadas permite uma tomada de decisões mais eficiente. O resultado são produtos e serviços mais competitivos e uma margem de lucro maior. E esses fatores são necessários para a sobrevivência e sucesso de fábricas e empresas de todos os portes.

Vale dizer que a automação logística contribui muito além da velocidade alta e da realização de tarefas em larga escala. Com ela, os riscos com os erros humanos diminuem, tornando possível economizar recursos, aprimorar processos e tornar os resultados muito mais adequados à demanda do mercado.

Além disso, a tecnologia atua a favor do conhecimento e da análise de dados. Dessa forma, se torna mais rápido e fácil de identificar gargalos na operação e melhorar o desempenho de todas as etapas do processo. Sem contar com a identificação de oportunidades de atuação.

Os sistemas de automação atuais ainda ajudam a monitorar expedições, consolidar cargas e a facilitar os trâmites burocráticos e de coletas e entregas. Ainda há a possibilidade de melhorar a rastreabilidade de frotas e de produtos, permitindo traçar rotas mais inteligentes e que reduzem os custos logísticos e o tempo demandado para essa tarefa.

Como você pode perceber, os benefícios são inúmeros. E, quanto mais adequadas para as necessidades do seu negócio e mais integradas as tecnologias estiverem, maiores serão as chances de trabalhar com alta eficiência e qualidade.

As vantagens para o empilhamento e paletização

Quando a automação é aplicada em processos de empilhamento e paletização, a velocidade de produção aumenta exponencialmente. Afinal, as etapas são cumpridas com uma agilidade muito maior do que quando realizadas pela força humana.

Com isso, é possível eliminar boa parte da mão de obra braçal e, consequentemente, diminuir os riscos de acidentes. A automação logística ainda permite aumentar os turnos de produção e diminuir os custos com operação e manutenção.

“Alguns custos conhecidos como “intangíveis” (custo do erro, logística reversa, deixar de ter o produto no ponto de venda) passarão a contribuir mais fortemente nas análises de retorno de investimento com a automação logística. E com isso, ferramentas de acesso à informação e a integração das informações provenientes dos diferentes processos da cadeia logística são os principais passos para o aumento de produtividade em armazéns e CDs”, complementa Marcio Cruz Lopes, Diretor Comercial da DEMATIC.

Já existem tecnologias, por exemplo, que permitem integrar todas as operações em um centro de distribuição e comparar e avaliar indicadores de desempenho em tempo real. Assim, a tomada de decisões se torna mais certeira, uma vez que se baseia na demanda real do mercado.

É fato que a automação logística vai demandar investimentos para ser implementada. No entanto, a tomada de decisão não pode se basear apenas em um comparativo entre os custos iniciais de processos manuais e automatizados.

O uso de tecnologia, apesar de ter um impacto maior no começo, permite uma mudança significativa no negócio e agrega valores a médio e longo prazo. Dessa forma, o retorno sobre o investimento é certeiro e permite eliminar gastos desnecessários, reduzir a mão de obra e os índices de erro, simplificar tarefas e aumentar a segurança da fábrica.

Uma vez implementado e funcionando corretamente, as vantagens são enormes se comparadas com os processos manuais. E, com o caminho que a tecnologia e as mudanças na indústria estão tomando, essa é uma atitude sem volta.

rastreabilidade-logistica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *