Marketing

Como o marketing contribui para o sucesso de um produto inovador

O marketing não é simplesmente uma técnica. Ele é uma filosofia de negócios com o objetivo de atender os clientes dentro dos limites de possibilidade das empresas gerando satisfação e agregando valor, sendo um poderoso recurso para ajudar a indústria a atingir bons resultados.

Sendo assim, ele é passível de ser aplicado em qualquer empresa, entretanto, para ter o resultado esperado ele precisa apresentar um desenvolvimento de produto que priorize o atendimento ao consumidor.

Quanto mais valor for entregue ao consumidor e quanto mais deixá-lo satisfeito melhor será para os negócios e mais facilmente as ferramentas de marketing irão funcionar.

“Existem milhões de formas de desenvolver ações específicas. Por exemplo, se a indústria em questão é de bebidas não alcoólicas, pode-se apostar mais no sabor e na saudabilidade, sendo que cada uma dessas apostas atingirá consumidores diferentes”, destaca o líder da área de marketing da ESPM, Marcelo Pontes.

O especialista garante ainda que não existe uma fórmula mágica para aplicação do marketing. Ele reforça seu pensamento trazendo um exemplo pratico da indústria de bebidas e alimentos.

“Se todo muito pegar uma receita e segui-la conforme está escrito, ainda assim resultados diferentes serão encontrados. Uma pode em um prato de macarrão ter colocado um tempo de fervura ou quantidade de sal diferente, ter feito os detalhes de outra forma, o que acarreta em resultados diferentes”, esclarece.

Dicas de marketing para o sucesso de um produto inovador na indústria

Apesar da não existência de uma fórmula especifica, alguns passos são importantes de serem seguidos para o sucesso de um produto inovador.

1. Invista em uma boa identidade visual

Tornar o nome da empresa mais conhecido no mercado exige atenção com a sua identidade visual. É ela que vai transmitir os valores da organização para o consumidor e ajudá-lo a reconhecer os seus diferenciais.

Por exemplo, fazer um produto destinado ao público infantil requer uma identidade visual diferente daquele oferecido para um adulto, mesmo que o conteúdo seja o mesmo.

“Se eu quiser lançar um iogurte para crianças, ele pode ter o mesmo conteúdo que um produto oferecido para maiores, mas a embalagem tem de ser diferente. Pensar marketing também é pensar no produto, na distribuição, no preço e na comunicação”, destaca Pontes.

2. A presença digital da sua marca é importante

Ouvimos muitos empresários dizendo que há 30 anos executa seus processos de determinado jeito, mas agora essa fórmula de décadas atrás não está dando tão certo. E isso acontece porque o consumidor de hoje não é o mesmo de 30 anos atrás e não recebe informação da mesma forma.

Nesse sentido, vemos chegar com força o marketing digital. A internet tem se tornado fundamental para quem quer divulgar seu produto, afinal, é neste ambiente que o público está buscando informações. Considere ter um site e presença em determinadas redes sociais e utilize esses canais para se aproximar do seu público e conhecer melhor suas demandas. Além do site, o blog corporativo também pode ser importante para aumentar a autoridade de marca e a credibilidade de sua empresa ou produto inovador.

3. Ações de promoção não devem ser deixadas de lado

Apostar em anúncios em revistas e jornais segmentados pode ajudar os consumidores a terem melhores referências sobre o produto que você está oferecendo. Atualmente, ações promocionais e aquelas especificas que visem estreitar o relacionamento com o consumidor são bem vistas para a realização de uma boa ação de marketing para conhecimento do produto.

Claro que tudo isso só funciona se houver um estudo prévio do seu público. Lembrando de que para as pessoas comprarem alguma coisa, elas precisam primeiro conhecer e depois ter uma boa imagem do produto. Perguntas como “o que eu posso fazer para promover isso?” e “para quem eu quero vender?” devem ser feitas para que você possa definir a abordagem de marketing mais adequada para se comunicar com seu público de interesse.

Quer saber mais sobre como o marketing pode ser decisivo para o sucesso de um produto inovador? Siga acompanhando nosso canal de conteúdo e até a próxima!

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