Indústria 4.0, Inovação

3 vantagens de inserir robôs na linha de produção de alimentos

Os processos manuais na indústria de alimentos e nas demais estão perdendo espaço. Com as novas tecnologias, eles têm se tornado custosos, demorados e muito suscetíveis a erros. Com isso, cresce cada vez mais a necessidade em implementar linhas de produção que permitam a interação entre robôs e humanos.

“A expansão da robótica colaborativa no segmento de alimentos e bebidas propicia o aumento da produtividade e, principalmente, traz benefícios para a segurança alimentar e do funcionário. Sem contar que a robotização libera os operadores da execução de atividades repetitivas para que seja possível assumir funções mais dinâmicas e estratégicas”, comenta Antonio Federico, diretor da área de Alimentos e Bebidas da ABB Brasil.

O especialista também chama atenção para o fato de que os robôs podem trabalhar em ambientes insalubres e com baixa ou nenhuma iluminação. “Acrescente a isso tudo o fato de que o uso de robôs torna uma linha ainda mais flexível, com pouca ou nenhuma necessidade de adequação eletromecânica ou programação de máquinas”.

credenciamento-fispal-tecnologia-2018

Redução de custos

Além do óbvio aumento de produtividade que a robotização da indústria permite, é importante destacar que a redução de custos também acontece por uma série de motivos.

A empresa que aumenta a interação entre robôs e humanos na linha de produção deixa de gastar com medidas de segurança para os funcionários que realizavam tais funções.

Além disso, a diminuição de ritmo de produção praticamente não ocorre, uma vez que os robôs não estão sujeitos a cansaço ou fatores físicos externos. Da mesma forma, não há riscos de acidentes de trabalho, que costumam causar grandes prejuízos para as empresas.

Aumento da margem de lucro

Com custos menores, é possível aumentar a margem de lucro. E essa vantagem não ocorre apenas pela maior eficácia e agilidade na linha de produção, como também pela minimização de riscos com questões de saúde e processos trabalhistas, entre outros.

Com isso, a indústria aumenta sua atuação do mercado e garante mais estabilidade. Podendo, assim, aumentar o investimento também na capacitação de pessoas, na melhoria de processos e no desenvolvimento de novas tecnologias.

Todas essas iniciativas contribuem ainda mais para a eficiência e redução de custos da empresa, tornando-a altamente competitiva.

Melhores condições de planejamento

A previsibilidade é um dos grandes desafios das indústrias atualmente. Afinal, um planejamento preciso é o que permite realizar investimentos com sabedoria e se antecipar a eventuais ameaças que possam prejudicar o desempenho do negócio.

Todas as vantagens que listamos acima trazidas pela interação entre robôs e humanos para o setor de alimentos e bebidas permitem uma previsão de produção muito maior.

Além disso, o controle de qualidade é mais assertivo, bem como a uniformidade de produtos e a possibilidade de acompanhar todas as etapas dos processos e tomar decisões em tempo real.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *