A Fispal Tecnologia, Gestão

5 passos para sua PME ser 4.0!

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de pequenas e médias empresas e motiva-las a iniciarem a sua jornada rumo à excelência e eficácia operacional, o Instituto Mauá de Tecnologia, está realizando durante a Fispal Tecnologia 2018, a consultoria gratuita “A caminho da Indústria 4.0”. De acordo com o coordenador Engenharia de Produção e da pós-graduação de Engenharia de Embalagem do Instituto Mauá de Tecnologia, Antonio Carlos Dantas Cabral, são necessários cinco passos para que as empresas “possam alçar voos mais altos. Confira:

1.    Mapeie seu processo;

2.    Padronize seus procedimentos;

3.    Cronometre seus procedimentos. “Aí sim você vai se conhecer. Cronometre tempos de parada”;

4.    Virtualize o projeto para fazer as análises críticas;

5.    Use um simulador de realidade para fazer as melhorias necessárias.

Em 2017, 98 empresas se inscreveram para a consultoria; dessas três foram selecionadas para acompanhamento e duas delas participam da Fispal Tecnologia 2018: Garlic Foods e Refrigerantes Mantiqueira. Segundo a analista de qualidade da Garlic Foods, o desafio enfrentado era o de evitar o escurecimento do alho picado em conserva. O produto depois de aberto ia gradativamente mudando de cor.

Nossa ideia não era aplicar aditivos para clarear, mas retirar eles e melhorar a qualidade do produto”, explica Aline. Com a consultoria foi possível reduzir a quantidade de aditivos e desenvolver um tratamento térmico que permitisse que o alho picado permanecesse com uma tonalidade mais clara“.

Para o caso dos Refrigerantes Mantiqueira, a engenheira química Heloisa Koeler sabia que era necessário trocar os equipamentos – “mas precisava de alguém que atestasse isso” – e solucionar a questão de paradas que aconteciam durante o processo produtivo. “Era uma linha contínua, então se o sopro parasse, a injetora parava também”, explica.

Com a consultoria, as máquinas foram trocadas por outras mais modernas, houve ganho de eficiência durante a produção dos refrigerantes, além de mudanças no layout do local de armazenamento do produto acabado. “Ganhamos espaço. Empilhamos mais 7.500 pacotes nessa área nova. A consultoria enxerga muito além do que precisamos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *