• Fispal Tecnologia is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Indústria 4.0

Automação é fundamental para a Indústria 4.0

Uma das melhores iniciativas em eficiência que uma empresa pode fazer é investir na automação de processos. Com processos automatizados, gestor e equipe passam a ter mais tempo para executar tarefas estratégicas e demais prioridades da organização, tirando maior proveito do tempo, e, consequentemente, potencializando os ganhos e melhorando a performance do negócio, aumentando, assim, a possibilidade de crescimento da indústria.

No domínio das indústrias, os benefícios da automação industrial podem ser considerados ilimitados. Isso porque ao automatizar um processo é possível aumentar significativamente o seu desempenho global.

Existem diversos tipos de sistemas de automação industrial para atender diferentes exigências e demandas de mercado. Por isso, no intuito de automatizar, as indústrias precisam, antes de tudo, entender o que é a Indústria 4.0, depois projetar, avaliar e adquirir componentes automatizados a fim de construir um sistema automatizado. É por isso que todos os tipos de necessidades podem ser colocados sob um sistema de automação industrial, fazendo com que haja grande adequação a diferentes demandas.

De acordo com o diretor-presidente da Trumpf Brasil, João Visetti, “quanto menos automação, menor é a produtividade”. Ele exemplifica: “muitas pessoas destacam as produtividades alemã e estadunidense, por exemplo, e acham que o brasileiro é preguiçoso, pois não produz a mesma coisa, mas isso não é verdade, a diferença de produção se dá porque, no Brasil, as indústrias não são tão automatizadas como na Alemanha e nos Estados Unidos”.

Para Visetti, quanto mais meios de produção, mais produtividade. “Se você produz rosquinhas de forma manual, por exemplo, precisa de muitas pessoas para atender a uma grande demanda no prazo acordado, agora, com o processo automatizado, a produção de rosquinha acontece mais rápida e é possível que você produza mais para outro cliente”, explica.

Mas, além do aumento da produtividade, a Indústria 4.0 e uma indústria automatizada têm outros benefícios em relação às pouco automatizadas e àquelas que ainda optam ou trabalham com manufatura.

Redução de custos é uma das vantagens da automação

Um sistema de automação industrial é capaz de reduzir os custos de instalações, pois podem oferecer um ágil retorno sobre o investimento por meio do aumento na produtividade e eficiência.

Outro fator que contribui para redução de custos reside no fato de que boa parte dos sistemas automatizados é concebida para economizar energia elétrica quando as máquinas não estão em uso.

Ainda há o fato de que a automação industrial não só simplifica as tarefas de trabalho intensivo e reduz os custos da força de trabalho, como também minimiza a criação de resíduos.

A qualidade e a satisfação do cliente também melhoram com a automação

Máquinas automatizadas são capazes de fornecer resultados consistentes, repetíveis e escaláveis. Quando os fabricantes utilizam a automação industrial, eles eliminam os problemas de controle de qualidade, pois os processos podem ser cuidadosamente regulados e controlados, de modo que a qualidade do produto final seja mais consistente.

Assim, se a indústria produz alimentos, a automação garante os tempos de mistura, aquecimento e espera na fabricação do produto. Se, por outro lado, é uma indústria que necessita produzir soldas exatas e consistentes, robôs em operação farão soldas padrões, mantendo a uniformidade e qualidade.

A Indústria 4.0 e a automação de processos causarão desemprego?

Muitos podem achar que o uso de automação na indústria 4.0 pode gerar desemprego, mas Visetti desmitifica a questão: “os empregos não diminuem, eles mudam, enquanto na manufatura precisa-se de mais pessoas para o trabalho braçal e pesado, na Indústria 4.0, conhecida como a nova revolução industrial, precisamos de pessoas para pensar e programar os processos junto aos gestores, por isso, é preciso investir em estudos e qualificação”.

Para saber mais sobre automatização de processos e Indústria 4.0, continue acompanhando nosso canal de conteúdo e até a próxima.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *