A Fispal Tecnologia, Inovação

Confira os projetos vencedores do Lab de Soluções da Fispal Tecnologia

Durante os quatro dias da Fispal Tecnologia, duas equipes composta por profissionais de diversas áreas do SENAI-SP participaram do Lab de Soluções trabalhando intensamente para desenvolver e apresentar propostas inovadoras para atender às necessidades de duas indústrias de alimentos previamente selecionadas. Nesta sexta-feira, 29 de junho, finalmente, os grandes vencedores foram anunciados.

Formada por Edivaldo Blanco, Flávia Regina de Faria, Erika Cifuente, Marcos Dias, Walter Silva Junior e Thales Faggiano, a equipe campeã, batizada de Shinsetsu, surpreendeu os jurados ao apresentar, primeiro, uma solução que melhora o processo de extração da água de coco. O grande desafio era evitar que a casca do fruto entre em contato com a água extraída durante o processo de fabricação. Isso porque, quando o coco é aberto, a água pode entrar em contato com parte da casca, que passa suas enzimas para o líquido, fazendo com que, com o tempo, a água fique rosada e tenha, inclusive, os níveis de pH e de Brix (quantidade de açúcar ou sacarose) alterados.

Para descartar esse risco, os profissionais desenvolveram um equipamento composto por uma estrutura de aço inox, com funcionamento pneumático, comando por CLP e sistema de corte por punção, capaz de fazer a sucção da água do coco sem qualquer contato com a casca do fruto.

A segunda proposta que agradou os jurados foi criada para mecanizar a secagem do polvilho azedo, que é realizada por meio da exposição ao sol. A luz ultravioleta é importante nesse processo por provocar importantes modificações na estrutura do amido, incluindo a sua capacidade de expansão.

Diante disso, a solução da equipe manteve a exposição necessária do polvilho ao sol, mas deu a possibilidade de se recolher o produto para um local coberto, por meio de um mecanismo composto por gaveteiros. De acordo com o projeto, cada uma das gavetas tem uma área  de 7,02 m² (1,20m x 6,00m), é constituída por uma armação de cantoneira de 1 polegada e coberta por uma telha de zinco com ondulação baixa ou um material de zinco perfilado. No protótipo, há, também, um dosador de rosca com a finalidade de distribuir o polvilho sobre as gavetas, que correm dentro dos trilhos por meio de rolamentos, além de rastelos que têm a função de movimentar o produto para garantir sua secagem uniforme.

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *