Inovação

Conheça os impactos do blockchain na indústria

O blockchain na indústria é uma tecnologia que permite melhorar os processos e impedir fraudes na produção e comercialização de alimentos. Além disso, o conceito permite uma relação mais transparente com o consumidor, e, se utilizado de maneira adequada, pode contribuir para aumentar a competitividade e diminuir os custos na indústria.

Quer conhecer melhor como funciona e quais as aplicações do blockchain na indústria? Acompanhe.

O que é blockchain

“Blockchain pode ser conceituada como uma camada informacional inviolável, que conecta sistemas, processos e pessoas para que possam transacionar qualquer ativo com confiança e de forma direta, sem intermediação”, explica Nathalia Nicoletti Ramos, CEO da A*Star Labs.

A especialista explica que, por meio do blockchain, é possível contar com um ambiente compartilhado e complementar à prova de fraudes,”capaz de conectar todos os participantes de cadeias complexas, registrando o histórico das movimentações de ativos e processos entre eles de forma segura e auditável, possibilitando confiança nas informações e automatização de processos”.

Aplicação do blockchain na indústria de alimentos e bebidas

Algumas empresas de alimentos já estão implementando projetos com blockchain aqui no Brasil. Ainda em fase de testes, a ideia é aperfeiçoar os sistemas e verificar a viabilidade financeira de uma iniciativa do tipo.

“Em razão da sua natureza, que é prover confiança nas informações transacionadas por meio dela, a tecnologia blockchain pode transformar a maneira como a indústria de alimentos e bebidas lida com suas cadeias de produção e distribuição e, principalmente, com o consumidor”, acrescenta Nathalia.

De acordo com ela, a tecnologia blockchain na indústria é globalmente defendida por colaborar na redução de custos, tempo e risco de processos, além de permitir integrar e automatizar ações em uma cadeia que ainda são bastante complexas e pouco confiáveis.

“Boa parte das dificuldades encontradas no setor se deve ao número de processos humanos, físicos e não integrados dela. Por meio da tecnologia, é possível acompanhar as etapas de produção, industrialização, transporte e distribuição de alimentos e bebidas. Podemos gerar um histórico imutável de cada etapa do processo produtivo, possibilitando ao consumidor um acesso rápido, fácil e confiável às informações de procedência e cumprimento de exigências legais”, complementa a CEO.

Além disso, o blockchain na indústria permite compartilhar informações em tempo real com todos os envolvidos no processo. Dados como o status de produção, distribuição e transporte são disponibilizados para aumentar a agilidade na tomada de decisões e se antecipar para corrigir problemas.

Processos podem ser automatizados por meio de contratos inteligentes, garantindo o cumprimento de todas as regras determinadas entre os participantes em tempo real e de forma transparente. Produtos rastreados desde a procedência ganham valor agregado e diferenciais de mercado competitivos e inovadores.

Blockchain na prática

A boa notícia é que não se trata de promessa: blockchain já é realidade no Brasil e no mundo! “A tecnologia é financeiramente acessível e viável para este tipo de aplicação, e os testes são facilitados por frameworks modulares que atendem às necessidades de integração e comunicação das partes para testes rápidos e eficazes nas cadeias produtivas”, ressalta Nathalia.

A especialista ainda revela o desenvolvimento de projetos pela sua empresa na área para permitir a rastreabilidade de grãos e sementes para exportação e insumos para produtos alimentares: “atuamos, também, junto à indústria de bebidas em projetos multidisciplinares para rastreabilidade de perfis de consumo e tokenização de produtos para comercio global. Notamos um forte movimento destas indústrias para modernização dos processos e adoção de tecnologias como blockchain, acessíveis e eficazes. Nosso trabalho é focado em alguns pilares com o objetivo de entregar projetos sólidos, com ganhos tangíveis e resolução efetiva de problemas de negócio”.

O blockchain na indústria tem assumido um papel cada vez mais importante e que vai muito além da comercialização de criptomoedas! Como esse ponto é tratado na sua indústria? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *