• Fispal Tecnologia is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Indústria 4.0

Embalagem na Indústria 4.0: o que muda?

A Indústria 4.0 vem demonstrando inúmeras vantagens para todos os setores da cadeia produtiva e, no mercado de embalagem, o cenário não é diferente. Com foco no valor agregado do processo de inovação, os benefícios podem ser visualizados tanto na excelência operacional, quanto em foco no mercado.

O papel-chave da Indústria 4.0 na produção é a grande agilidade na manufatura, ou seja, respostas rápidas em adaptações de quaisquer alterações nos processos de produção ou modificações de produtos. Somada a isso, a melhoria nos processos para tomada de decisões, possibilitada pela visão holística da informação, torna a indústria mais flexível e aumenta a eficiência em termos de tempo e custo.

“De olho no mercado, a customização em massa conecta consumidores e parceiros ao processo produtivo. Linhas de envase e embalagem refletem esse benefício através de produtos com receitas personalizadas e rótulos com nomes ou dizeres específicos, como nomes em latas de bebidas”, afirma Gabriela Ichimura, especialista em inovação do Sistema Firjan.

O que chama bastante atenção em relação às embalagens é um novo nicho que está sendo criado: as embalagens inteligentes e ativas.

Esse conceito diz respeito à embalagem que irá mudar de cor quando um produto sofrer algum tipo de avaria ou dano, como oscilações de temperatura ou passar por um estresse mecânico como deformações, amassaduras ou abaulamento e assim por diante.

Além disso, essas embalagens poderão indicar o grau de amadurecimento de frutas, verduras, entre outros tipos de alimentos, demonstrando, também, o seu frescor, orientando o consumidor e garantindo um produto de melhor qualidade.

Dessa maneira, a mudança irá impactar positivamente a indústria de embalagem, trazendo, cada vez mais, aprimoramentos para esse nicho de mercado. Mas, afinal, que diferença isso pode trazer para as empresas?

O diferencial da embalagem inteligente

As novas tecnologias contribuem para evitar o desperdício nas empresas, facilitando o manuseio dos produtos, diminuindo problemas relacionados com a embalagem e a conservação dos alimentos.

Essas embalagens vão agir diretamente na conservação dos alimentos, com a emissão de substâncias protetoras ou dispositivos para a absorção de outras que aceleram a degradação de um produto perecível.

Com as novas embalagens inteligentes, será possível lidar melhor com os problemas da conservação adequada do alimento, possibilitando uma melhor logística em relação a ele e facilitando todo o processo de distribuição dos alimentos e bebidas.

Já a utilização da impressora 3D na manufatura de pequenos lotes de uma produção exclusiva permite a fabricação de embalagens customizadas com leveza e design.

Além disso, a Internet das Coisas possibilita identificar as condições do produto embalado, sem a necessidade de abri-lo. Embalagens inteligentes atuam no monitoramento do conteúdo mostrando e regulando as condições de temperatura e umidade. Ela se torna a chave que contém a memória do produto final.

“A startup mineira AS31 já está atuando com uma etiqueta inteligente que monitora o frescor de carnes e alimentos perecíveis a partir da análise de proliferação de microrganismos e variação de temperatura”, cita a especialista da Firjan.

Assim, é possível economizar significativamente, tendo um produto que irá contribuir com a melhora de diversos aspectos em relação à indústria de alimentos, desde o processo de empacotamento até a distribuição e entrega do produto ao consumidor final.

O impacto maior para a indústria está relacionado com a redução dos custos, tendo em vista que os sensores das embalagens são produzidos com materiais de baixo custo, trazendo grandes benefícios, como a diminuição do desperdício do produto.

Uma inovação para todo tipo de empresa

É interessante considerar que essa solução das embalagens inteligentes servirá tanto para as pequenas como, também, para as médias e grandes empresas, pois o foco está na melhoria da qualidade, pensando no cliente final.

Dessa maneira, o investimento poderá ser realizado por todo tipo de empresa que esteja interessada em se alinhar com as perspectivas do futuro, contribuindo para uma melhora significativa do nicho de mercado, focando no qualidade de seus produtos.

Com isso, será possível otimizar os processos da empresa, tendo uma redução de custo considerável, possibilitando o destaque e crescimento do negócio no médio e longo prazo.

A Indústria 4.0, especificamente no que diz respeito às embalagens inteligentes, surgiu para impactar e modificar a realidade de algumas empresas, possibilitando que essa mudança traga benefícios importantes, tanto para o consumidor como para elas.

Portanto, compreender as modificações da indústria, percebendo que os investimentos podem fazer grande diferença no longo prazo para a empresa é um diferencial, possibilitando o desenvolvimento da indústria, que estará de acordo com as novas tendências do mercado consumidor.

Quer conhecer outras tendências da Indústria 4.0 para o setor de alimentos e bebidas? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e não esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *