Gestão, Inovação, Sustentabilidade

Embalagem sustentável ganha espaço na indústria de bebidas

A embalagem sustentável para a indústria de bebidas tem sido um tema amplamente discutido. Grandes empresas, como a Ambev, estão investindo em maneiras de tornar os materiais de suas garrafas mais ecológicos, além de conscientizar o consumidor a respeito da importância do descarte correto das embalagens.

“A indústria tem que ter a ciência do papel estratégico da embalagem na sociedade e ajudar a abrir diálogos para que o consumidor entenda que a embalagem deve cumprir uma função, que engloba tanto o aspecto econômico, quanto o social de abastecer as pessoas com o produto buscado, além do ambiental”, ressalta Luciana Pellegrino, diretora executiva da Associação Brasileira de Embalagem – ABRE.

Quer entender melhor como as empresas estão voltando os olhares para os impactos ambientais das embalagens? Acompanhe.

Embalagem sustentável para a indústria de bebidas e o papel social

“Uma embalagem tem o pressuposto de reduzir a perda de produtos, o uso de água e de combustível, entre outros recursos, desde o seu desenvolvimento. Além disso, ela deve ser pensada de forma a trazer eficiência e sustentabilidade em 3 pilares: econômico, social e ambiental”, ressalta Luciana.

De acordo com a profissional, a embalagem deve priorizar o acesso e a preservação do produto. No entanto, a indústria também precisa se atentar a como a embalagem se comporta em seu ciclo de vida.

“É preciso estar atento à eficiência operacional e fabricação limpa da embalagem, bem como à maneira que ela vai circular na sociedade e qual será sua trajetória final”, destaca a diretora.

Dessa forma, a indústria precisa pensar no que pode fazer para que a embalagem minimize os impactos ambientais, mas sem deixar de atender aos requisitos da sociedade. Ou seja, ela não pode deixar de exercer a sua função principal de proteger e preservar o conteúdo.

Nesse sentido, Luciana propõe uma reflexão para as indústrias: “como otimizar e fortalecer os processos de revalorização da embalagem após o descarte? Como trabalhar a cadeira do fim de vida da embalagem?”

Para a profissional, a embalagem pode ser um poderoso veículo de comunicação e educação a respeito do descarte correto dos materiais. Por isso, esse é um ponto que deve começar a ser trabalhado de forma mais intensa na indústria.

O caso Ambev

“Troque o seu vasilhame antigo por desconto na compra de uma nova bebida”. Essa é uma mensagem que será cada vez mais reforçada nas comunicações da empresa para que a meta de destinação correta das embalagens seja atingida.

A Ambev tem a primeira garrafa do mercado produzida 100% com material reciclado. Além disso, a marca Coca-Cola já conseguiu atingir o admirável número de 51% de destinação correta das embalagens. Tudo isso com uma estratégia que une incremento de retornáveis, ampliação do uso de resina reciclada na fabricação de embalagens e apoio a cooperativas de reciclagem.

No entanto, um dos grandes desafios atuais enfrentados pela empresa está no alto número de catadores independentes. A informalidade, assim, dificulta o aumento do uso da resina reciclada na produção de embalagens.

A informação é o melhor caminho

Para quem deseja atuar de maneira mais forte na embalagem sustentável para a indústria de bebidas, Luciana recomenda buscar informação: “a reciclagem também é um processo industrial e, por isso, busca eficiência operacional. Se a embalagem se difere muito das demais que estão corretas, ela pode nem ser encaminhada para a reciclagem”.

Portanto, é fundamental que as industrias busquem informações para aumentar as chances de ter embalagem sustentável e reciclada. Além disso, a informação ajuda a “atender a sociedade de uma maneira mais ampla, trazendo um olhar ampliado de como melhorar os processos e atender cada vez melhor”, complementa.

Para tanto, Luciana recomenda buscar as cartilhas de associações como a ABIPET, ABIPLAST, ABEAÇO e ABIVIDRO. Todas contam com informações para orientar a indústria na produção e nas informações que devem ser repassadas para o consumidor a respeito de embalagem sustentável e seu menor impacto ambiental.

E na sua indústria, como é vista a questão da embalagem sustentável? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *