Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

industria-moageira.jpg

Os novos caminhos do trigo

A cadeia de valores do trigo está inserida numa conjuntura de mudanças impactantes, envolvendo um conjunto complexo e diversificado de fatores. Um deles refere-se à instabilidade global, em grande parte provocada pela disputa comercial entre as duas maiores economia do Planeta, os Estados Unidos e a China. 

Nesse cenário, o Brasil busca novos acordos comerciais, como o firmado entre Mercosul e União Europeia e as conversações iniciais com os norte-americanos, também visando a um futuro tratado de livre comércio. Em meio a esses movimentos, a indústria moageira nacional procura posicionar-se e trabalhar para seu permanente desenvolvimento, em favor da sustentabilidade e do atendimento às demandas da indústria alimentícia, de panificação, massas e biscoitos, sempre com o olhar voltado ao consumidor final e à qualidade da vida.

Nesse sentido, vemos com bons olhos o advento de novos grandes exportadores de trigo, dentre eles a Rússia. Essa diversificação do mercado fornecedor internacional, somada à importação sem tarifas, extra Mercosul, de 750 mil toneladas anuais, abre novas possibilidades quanto à competitividade dos preços e à variedade do cereal. 

Este último fator é particularmente importante para atendermos às crescentes exigências dos consumidores no tocante a produtos capazes de agradar a todos os gostos, dietas e tendências alimentares. O mais importante em tudo isso é que os moinhos brasileiros estão prontos, em termos de capacitação humana e tecnologia, para responder com eficácia às irreversíveis transformações do mercado.

* Por Rubens Barbosa, presidente executivo da Abitrigo.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar