• Fispal Tecnologia is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A Fispal Tecnologia, Marketing

Estratégia de marketing digital aumenta em 12% vendas da Bauducco

Uma indústria pode aumentar suas vendas a partir de uma estratégia de relacionamento nas redes sociais? Roberto Satriani Pasqualoni, gerente de marketing da Bauducco, mostra que sim. Durante o Fórum de Marketing Digital, realizado na Fispal Tecnologia, ele apresentou um case de como foi possível aumentar em 12% as vendas de Colomba Pascal ao direcionar sua campanha a um público jovem.

Ele conta que o produto tinha dificuldades: primeiro seu público, classificado como mais velho; depois, sua sazonalidade – que faz com que ele enfrente problemas nas vendas. “A melhor alternativa para uma empresa que enfrenta dificuldades é buscar inovar para crescer”, comenta.

A ideia foi reformular o produto para atender um público mais jovem. A Bauducco, então, firmou uma parceria com a Snickers para lançar um novo sabor e ter mais potencial de penetração neste novo público. “A marca está no coração da galera, e também defende sabor como nós”, explica Pasqualoni.

Storytelling e relacionamento para divulgação de produtos

A principal estratégia utilizada pela Bauducco foi o relacionamento. A campanha seguiu o tom de brincadeira, de comunicação jovial, para chamar a atenção do público. O post no Facebook anunciava o lançamento de uma colomba feita de uva passa.

À medida em que os usuários comentavam, todos eram respondidos em um curto período de tempo e de forma totalmente personalizada. Com isso, em menos de 72 horas foram mais de 100 mil reacts. O anúncio do co-branding foi feito nesses comentários, quando o perfil do Snickers interagiu – e depois, foi criado um novo post oficializando a parceria.

Além desta ação, a campanha também trabalho com influenciadores, por meio de intervenção com kits especiais, divulgação em veículos de comunicação, entre outros. Como resultado, a venda do produto, que antes enfrentava dificuldades de ganho de público e crescimento, conseguiu ter um resultado 12% acima do ano anterior.

Dicas para adotar uma estratégia digital na sua indústria

Segundo o especialista, existem dois passos importantes para iniciar uma divulgação estratégica de marketing digital.

1: Ouvir o público (social listening): É fundamental realizar um monitoramento do público que deseja atingir e elencar os principais assuntos discutidos. Destes temas, entenda e analise quais são os que mais possuem poder de diálogo e se encaixam com o discurso da sua marca.

2: Atuar na rede como usuário: “Não é para deixar de ser uma marca, mas sim ter ações de um usuário, como operar todos os dias, por exemplo”, explica. Roberto afirma que essa foi uma escolha essencial para que a divulgação do novo produto tivesse sucesso. “O diálogo precisa ser real e na linguagem do seu público, senão não há resultado”, completa.

Roberto finalizou orientando que mesmo que a empresa tenha uma imagem mais tradicional, é possível criar campanhas modernizadas para que a divulgação se renove e atinja um público maior. “O meio permite que haja uma linguagem fora do tradicional. O elemento chave foi o personagem, que permitiu realizar toda essa campanha, e o voto de confiança da nossa diretoria”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *