Indústria 4.0, Inovação

Fispal Tecnologia traz o primeiro Demonstrador Indústria 4.0

Uma das maiores vantagens da Indústria 4.0 é a possibilidade de produzir bens personalizados, em qualquer segmento industrial, incluindo o de alimento e bebidas. Visitantes da Fispal Tecnologia 2017, que acontece de 26 a 30 de junho no Expo São Paulo, em São Paulo (SP), podem conferir o Demonstrador Indústria 4.0 – Alimentos e Bebidas, uma área de 300 m², com uma linha de produção que resultará em um produto personalizado e que simula a produção de alimentos.

De acordo com o professor pesquisador do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), Ari Costa, o maior desafio da Indústria 4.0 é fazer com que as empresas trabalhem colaborativamente para que as linhas de produção funcionem e as empresas atinjam seus resultados. E para quem pensa que essa nova revolução industrial depende de altos investimentos, Costa avisa: “a Indústria 4.0 precisa de inteligência”.

É possível adequar máquinas consideradas mais antigas para que elas interajam com mecanismos mais modernos, “fazemos um implante neural nas máquinas”. Na linha, o sistema se ajusta sozinho, reconhecendo sequencias de trabalho e identificando eventuais falhas como a presença de impurezas no alimento.

Outra característica da Indústria 4.0 que tem chamado a atenção é a inversão produtiva: agora o cliente pede o que quer ou o mercado demanda e a indústria produz – o que tem sido chamado de business transformation. No caso da indústria de alimentos e bebidas, será possível produzir alimentos com mais ou menos ingredientes e “do gosto do” cliente.

Informações sobre os últimos pratos consumidos ou os mais frequentemente pedidos ficam armazenadas em um prato ou bandeja, assim é possível repetir a receita, sabendo exatamente o que foi consumido. É possível ainda calcular o preço dos produtos baseado em informações fornecidas pelo sistema; com na gestão de energia para dispensar um molho ou cobertura.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *