Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Transformação Digital e indústria 4.0 - Escola Móvel Senai Fispal Tecnologia

Transformação digital no setor de A&B: dicas para começar

Presente na Fispal Tec 2019, a Escola Móvel da Indústria 4.0, do Senai, traz insights importantes para o setor de Alimentos e Bebidas. Movimento irreversível, a transformação digital afeta toda a cadeia produtiva da indústria, mas sua implantação exige cuidados.

De acordo com o especialista em tecnologia do Senai, Marco Antonio, conhecimento é a chave para uma implantação de sucesso. “Eu costumo dizer que investir em tecnologia 4.0 é comprar uma ferramenta. Mas é preciso entender sua necessidade para não erra.”, comenta. “É como comprar uma chave de fenda importada e de alta qualidade e tentar pregar um prego com ela. Não é funcional e pode ser um gasto desnecessário”, exemplifica.

Conhecimento gera otimização

Levar sua indústria para a era do 4.0 não depende, necessariamente, de automação. “O conceito de indústria 4.0 é o de gerar processos mais inteligentes. Isso nem sempre quer dizer que eles precisam ser robotizados”, explica o especialista. Para Antonio, conhecer de fato cada detalhe do processo produtivo é o que resulta em inteligência. Assim, é possível otimizar cada etapa a partir de sua necessidade.

“Aplicar o lean office pode gerar melhorias no processo com uma simples mudança no layout industrial, por exemplo. Uma análise detalhada pode identificar que, muitas vezes, o problema é simples, como uma iluminação deficiente ou um profissional mal orientado”, comenta o especialista. A tecnologia é uma aliada indispensável no processo de tornar a produção mais inteligente, mas deve ser utilizada onde for mais útil. E, para isso, é preciso entender antes de agir.

Dicas para começar sua transformação digital

- Conheça seus processos: entender cada etapa da sua produção é o primeiro passo para saber onde elas precisam ser melhoradas. Também é essencial para entender onde a tecnologia pode ser vantajosa.

- Trabalhe os seus dados: a gestão orientada pode dados já é uma realidade. Garanta que os seus sejam confiáveis e estejam organizados.

- Torne os processos gerenciáveis: mesmo tarefas que não podem ser automatizadas podem se tornar gerenciáveis com uso de tecnologia. Um sistema que registre o início e o fim de uma tarefa por cada profissional pode gerar dados importantes sobre tempo de execução das tarefas, ainda que eles sejam executados por pessoas e não por máquinas.

- Conte com consultorias especializadas: incluir profissionais do setor e especialistas em indústria 4.0 pode ser muito útil durante o diagnóstico de soluções. Contar com a expertise dessa consultoria pode ser muito útil para entender melhor as possibilidades de otimização.  

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar