Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

máquina rotuladora

Como obter a máxima capacidade produtiva de uma máquina rotuladora

A máquina rotuladora é utilizada para dispensar ou aplicar rótulo em diversos itens, produtos, embalagens ou pacotes. Seu uso passa por diversos setores da indústria, que vão desde os cosméticos e farmacêuticos até o alimentício.

No artigo de hoje, saiba mais sobre como obter a máxima capacidade produtiva de uma máquina rotuladora e quais as novidades desse nicho de mercado.

Implementação da máquina rotuladora

Quando se vai implantar na indústria uma máquina que faça esse tipo de trabalho, antes de qualquer coisa, é preciso pensar em planejamento, conforme explica o diretor Comercial da Novelprint, Guido Raccah.

“O usuário precisa avaliar qual é, realmente, a sua necessidade (quantidade de Sku´s, volume, etc.) para saber exatamente o tipo de equipamento ideal”, destaca.

Para ter essa avaliação, contar com uma consultoria especializada pode auxiliar para que o investimento seja efetivo, auxiliando a indústria na modernização e no consequente aumento de produtividade.

“O ideal, também, é que a máquina rotuladora tenha uma capacidade de produção no mínimo 10% maior do que a linha que antecede a rotulagem, e, isso, a avaliação feita antes da aquisição da máquina rotuladora irá ajudar a diagnosticar”, esclarece o especialista.

Manutenção preventiva para garantir produtividade

Passada a fase do planejamento e da escolha do equipamento, é preciso um pouco mais para obter a máxima capacidade produtiva de uma máquina rotuladora: chega o momento de pensar na manutenção preventiva. É prudente, junto à aquisição de uma máquina, fechar um contrato de manutenção, o qual pode ser feito com o próprio fabricante.

Nesse contrato, é importante prever visitas mensais e trocas das peças que sofrem desgaste pelo uso, tendo em vista que uma máquina rotuladora pode produzir cerca de 80 metros por minuto e que as tecnologias mais modernas, lançadas recentemente no mercado, produzem 300 metros por minuto com uma precisão de cerca de um milímetro. Se essa ação preventiva puder ser feita pelo próprio fabricante é, inclusive, o mais recomendável.

Avaliação das necessidades de rótulo

Além disso, com o objetivo de obter uma máxima capacidade produtiva, uma avaliação minuciosa do produto a ser rotulado é indispensável para manter a qualidade do rótulo e atender aos desejos do cliente.

Neste momento, é recomendável fazer uma análise do tipo de rótulo, do formato e do material a ser utilizado para viabilizar uma perfeita rotulagem. No entanto, para isso acontecer, o técnico do equipamento tem que ter conhecimento dos rótulos e dos materiais e adesivos disponíveis para a execução do trabalho.

Tipos de máquinas rotuladoras

A escolha da máquina é importante para garantir a produtividade. Por isso, no momento da compra do equipamento, ter em mente que a real necessidade é um grande trunfo para um investimento certo.

A análise do tipo e do formato de embalagens deve ser bem clara. Por exemplo, as rotuladoras lineares nacionais têm uma velocidade de até 80 metros por minuto e, nessa mesma linha, está sendo lançada, pela Novelprint, uma rotuladora com velocidade quase três vezes maior por minuto, ou seja, maior produtividade em menos tempo.

As rotuladoras para aplicação linerfree, que fazem etiquetas adesivas PSL sem liner, também estão se apresentando como novidade e ganhando força no mercado. Ganham destaque, ainda, as rotuladoras para lacres e etiquetas de segurança e as rotuladoras para material ultrafino.

Quer saber mais sobre rótulo e máquinas rotuladoras? Siga acompanhando nosso canal de conteúdo e até a próxima.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar