Fispal Tecnologia faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Consultoria de alimentos cresce no mercado

Consultoria de alimentos cresce no mercado

De acordo com dados da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), o mercado interno de alimentação no Brasil ultrapassa, desde 2014, os R$ 410 bilhões. Desse valor, o varejo alimentar é responsável por quase 70%, enquanto o de food service e/ou refeições coletivas responde pelos 30% restantes e continua crescendo em ritmo acelerado, impulsionado pela alimentação fora lar - uma pesquisa da J.W.Thompson constatou que passamos mais de 80% de nosso tempo fora de casa.

“Devido ao aumento do consumo de refeições fora de casa e, também, da maior preocupação dos proprietários de restaurantes de todos os tamanhos e das lancherias, a figura do consultor de alimentos está em alta”, afirma a nutricionista Manuela Mendes.

No entanto, com esse incremento, infelizmente, também é crescente o número de enfermidades vinculadas à sua ingestão, acarretando em redução da produtividade do trabalhador.

“Embora a contaminação dos alimentos possa ter origens variadas, desde o plantio até chegar ao consumidor, a sua inadequada manipulação durante o processamento e a distribuição é uma das principais causas de disseminação de enfermidades de origem alimentar”, garante Mendes.

Devido sua importância, a higiene relacionada às refeições é um tópico que suscita bastante fiscalização e que requer muita atenção. A higiene pessoal dos manipuladores também deve ser seguida nos Serviços de Alimentação. As principais causas dos problemas relacionados a esses processos são as práticas inadequadas de manipulação, a falta de higiene pessoal, a precária higienização na preparação dos alimentos, dos utensílios, dos equipamentos e do ambiente, entre outros.

“A higiene relacionada às refeições é um assunto muito pertinente e que requer atenção, treinamento e consciência dos profissionais da saúde e, principalmente, dos manipuladores, sendo essas pessoas as que estão direta e indiretamente em contato com os alimentos. E é um dos principais motivos de fiscalização por parte da vigilância sanitária”, garante o técnico sanitarista Dario Oliveira.

Assim, fica evidente a importância de uma prevenção, do conhecimento e da conscientização dos manipuladores de alimentos sobre a contaminação destes e suas consequências, destacando-se o papel da consultoria de alimentos como agente de mudanças e melhorias nos processos de produção e distribuição.

O serviço desenvolvido pela consultoria de alimentos tem como objetivo principal qualificar a equipe dos restaurantes, a fim de fornecer refeições nutritivas, higienicamente seguras, em conformidade com o que dispõe a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A consultoria também busca a garantia da saúde das pessoas por meio da oferta de alimentos seguros.

“As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são preocupantes, e nosso trabalho é procurar evitá-las de todas as formas e com todo nosso esforço e conhecimento”, afirma Mendes.

De maneira geral, a consultoria de alimentos busca, também, disseminar o conhecimento e a conscientização sobre a contaminação dos alimentos e suas consequências – destacando o papel do nutricionista/nutrólogo como agente de mudanças e melhorias nos processos de produção e distribuição de alimentos –, além de auxiliar na elaboração de cardápio, melhorar a aceitação e a saúde dos colaboradores das empresas e reduzir o desperdício de comida.

Serviços oferecidos pela consultoria de alimentos

  • Consultoria em Serviço de Alimentação: compreende o diagnóstico das condições e capacidades técnicas do serviço de alimentação da empresa, possibilitando a demonstração de seu status. Contempla, ainda, a avaliação dos requisitos exigidos pela qualidade e segurança alimentar, das condições higiênico-sanitárias, da gestão do serviço e da oferta de refeições saudáveis.
  • Assessoria em Serviço de Alimentação: oferece o planejamento, a implantação e avaliação do serviço de alimentação, com o propósito de desenvolver soluções personalizadas, possibilitando, assim, melhorar o desempenho, a qualidade do atendimento e a competitividade das empresas.
  • Consultoria em Nutrição: realiza serviços personalizados para empresas, como criação de materiais técnicos e receitas, treinamentos de orientação de boas práticas e de alinhamento às normas vigentes, cálculo de informações nutricionais, elaboração de rotulagem nutricional, fichas técnicas de receitas e cardápios.

A consultoria de alimentos é um recurso com demanda crescente em diversos segmentos. O brasileiro está se alimentando mais fora de casa e buscando opções mais saudáveis de alimentos.

Além disso, para as empresas, ter uma orientação quanto às normas que devem ser seguidas e às melhores práticas faz com que elas ofereçam um benefício valorizado pelo funcionário e mantenham seu negócio em conformidade com as prescrições da lei. Além disso, a consultoria ajuda a reduzir a incidência de falhas e de desperdícios, organizar estoques adequadamente, melhorar a higienização dos locais, prevenir surtos alimentares e promover práticas de segurança alimentar para, assim, melhorar a imagem e a credibilidade da organização contratante.

"Para iniciar a consultoria alimentar, é fundamental ir até o local para conhecer as instalações, conversar com os funcionários, entender a operação do estabelecimento, averiguar os tipos de alimentos manipulados, etc. É importante ter uma conversa com o proprietário ou gestor para entender qual é o objetivo da consultoria de alimentos para ele e para conscientizá-lo quanto à importância e os benefícios dessa iniciativa e do treinamento dos manipuladores de alimentos, além, claro, de explicitar as prescrições feitas pela ANVISA em relação ao seu estabelecimento", resume Mendes.

Para saber mais sobre consultoria de alimentos, continue acompanhando nosso canal de conteúdo. Até a próxima!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar