Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

logistica-interna

Logística interna: diminua custos e aumente a produtividade

Com a economia cada vez mais globalizada e altamente competitiva, as empresas – sejam elas de pequeno, médio ou grande porte – têm enfrentado diversos desafios que exigem uma gestão organizacional mais eficiente do que no passado.

No entanto, no que diz respeito a um planejamento eficiente nos processos de uma empresa, a logística tem se tornado uma ferramenta fundamental para redução de custos e melhoria do nível de serviço, passando a ser reconhecida como uma variável estratégica importante e um elemento diferenciador para as organizações. Dessa forma, a busca por excelência logística já faz parte dos objetivos da maioria das empresas que almeja se sobressair no mercado.

A prática utilizada antes da implementação de um bom processo logístico, geralmente, focava os esforços apenas na redução de custos e na agilidade em fazer o produto chegar ao cliente final, ignorando certos procedimentos.

No entanto, agora, com o uso e conhecimento da logística interna, uma empresa pode gerenciar melhor procedimentos como compra, recebimento, estocagem, embalagem, armazenagem e expedição, e esses processos, integrados de forma concisa, podem resultar em grandes oportunidades de crescimento, atendendo, assim, às necessidades dos clientes com mais precisão e fazendo com que o equilíbrio dessas atividades logísticas resulte em metas atingidas com eficiência.

Toda a cadeia de eventos, se bem organizada logisticamente, impacta positivamente na economia das indústrias. Um bom planejamento reverbera em cada setor de uma empresa, promove a avaliação da infraestrutura de transporte, da estocagem de insumos e dos produtos acabados, assim como reavalia as estratégias de distribuição e busca sanar qualquer problema ou custo elevado identificado na rotina da empresa.

Para Alexandre Galvão, Diretor de Operações da Pacer Logística, “todos os recursos utilizados na execução das operações logísticas dentro de sua empresa são considerados recursos logísticos. Esse conceito é abrangente, indo desde a disponibilidade de mão de obra especializada até a utilização de equipamentos e sistemas”.

Logística: como diminuir custos e aumentar a eficiência da empresa

A logística traz, como uma de suas vantagens, a redução do custo de mão de obra, de transporte, de estocagem e de infraestrutura - especialmente se você tem uma pequena empresa, essa redução pode ser fundamental para manter os funcionários em tempos de crise.

Galvão explica que a automação de alguns recursos pode ajudar a manter as contas em dia ou a aumentar a eficiência e o lucro: “a eficiência da empresa em qualidade e custos depende da maturidade de seus recursos logísticos. A automatização desses recursos é um importante aliado na redução de custos. Quando falamos em armazenagem e transportes, os ganhos gerados pelo investimento em automatização são muito grandes, gerando eficiência e acuracidade nos processos, servindo como um importante aliado na prevenção de perdas”.

O diretor de operações também explica que empresas que possuem um baixo tipo de automatização podem ter alguma redução de custo, mas não se compara à redução de uma empresa automatizada.

“Quando uma empresa possui uma baixa automatização de seus recursos logísticos, ela pode compensar essa deficiência e reduzir seus custos por meio de processos bem definidos. A empresa que investe no desenvolvimento de processos proporciona um ambiente preparado para a prevenção de perdas e direciona o trabalho de seus colaboradores de forma mais adequada. O treinamento da equipe é mais um recurso que pode e deve ser tratado pela empresa. Equipes mais bem preparadas atuam com muito mais assertividade, sendo um importante aliado na redução de custos.”

Por fim, Alexandre Galvão lista uma série de dicas que se aplicam a empresas que buscam a automatização de processos produtivos e logísticos. Confira:

  • Busque sempre automatizar seus processos. Quanto maior for o nível de automação, melhores serão seus resultados.
  • Mapeie e revise os processos periodicamente, pois eles são dinâmicos e se desatualizam. Saiba o tempo de cada um e revise-os sempre que necessário.
  • Faça gestão por indicadores, crie indicadores-chave de operações e acompanhe-os de perto. Isso lhe dará a oportunidade de atuar rapidamente nos desvios, mantendo sua produtividade.
  • Diversifique. Existem diversos métodos, processos e recursos logísticos disponíveis. Experimente, teste, implante e use diferentes recursos em prol de sua produtividade.
  • Treine sempre suas equipes. Quanto mais capacitada estiverem, melhor será a sua produtividade. Crie a cultura do desenvolvimento pessoal. Há várias maneiras para isso e que podem ter baixo custo. Distribua artigos, incentive benchmark e, quando possível, invista em treinamentos formais.

Quer saber mais sobre gestão da logística e automação de processos? Continue acompanhando nosso canal de conteúdo e até a próxima.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar