Fispal Tecnologia faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

condominios-logisticos-fispal-tecnologia

Por que investir em condomínios logísticos?

Nos últimos anos, o Brasil tem visto o crescimento constante do mercado de condomínios logísticos impulsionado, principalmente, pelos altos custos referentes às operações de transporte e armazenagem de produtos nas indústrias nacionais, incluindo, claro, as do setor de alimentos e bebidas.

Atualmente, conforme dados da Consultoria Imobiliária Colliers International, esse tipo de empreendimento destinado às atividades logísticas cresce cerca de 10% ao ano em todo o país. “A representatividade desses condomínios tem crescido em função do aumento do consumo e da busca das grandes indústrias por mais eficiência e competitividade”, resume Eduardo Gabriel, gerente da área de logística da Colliers International Brasil.

Entre os tipos mais comuns de empreendimentos logísticos, destacam-se:

•    Armazéns: recomendados para a área de alimentos e bebidas, são direcionados para operadores logísticos e atacadistas. Em função do seu projeto modular, possibilitam a instalação de estruturas porta-paletes.

•    Cross-docking: são mais focados em transportadoras, pois não trabalham com estoque.

•    Mistos: indicados para centros de distribuição, tendo em vista que possuem estruturas diversas.

•    Industriais: ideais para as indústrias em geral, por permitirem a customização de suas instalações.

Vantagens dos condomínios logísticos

Para o gerente da Colliers, os condomínios logísticos possuem grandes diferenciais. “Além de apresentarem segurança e infraestrutura adequada, eles possuem galpões planejados para a operação do segmento alimentício, como controle de luz e temperatura”, afirma.

Confira, a seguir, outros pontos positivos desse tipo de empreendimento:

Localização

Os centros de distribuição possuem, geralmente, uma localização favorável, próxima do acesso às principais rodovias do país, permitindo, assim, deslocamentos rápidos que demandam menos tempo e custos de transporte.

Tempo

Com um condomínio logístico, a indústria de alimentos e bebidas pode centralizar suas operações em um único local, planejado para suprir as necessidades diárias da sua atividade, economizando, assim, um tempo considerável.

Espaço

Quem investe em condomínios logísticos encontra tudo o que precisa em um só lugar. As empresas deixam de ter seus próprios armazéns, economizando com a compra do terreno e a construção e passam a buscar espaços compartilhados para suas operações.

Infraestrutura completa

Os empreendimentos contam, geralmente, com áreas de apoio que incluem salas de reunião e treinamento, restaurantes, vestiários, estacionamentos, além de serviços de manutenção, como limpeza e jardinagem, portaria, segurança e vigilância. E a grande vantagem disso tudo é que os custos desses serviços são repartidos entre as empresas que alugam um espaço no condomínio.

Além disso, há a questão da sustentabilidade, já que porque boa parte dos condomínios logísticos promove o reuso de águas pluviais, possui estações de tratamento de efluentes e medidas contra desperdícios – diferenciais que atraem muitas empresas.

Desvantagens dos condomínios logísticos

A principal desvantagem desse tipo de local está no rateio dos custos fixos, já que o sistema adotado é semelhante ao de um condomínio residencial. Portanto,  se poucas indústrias utilizarem o local, o valor a ser dividido entre os demais usuários pode se tornar, obviamente, oneroso para o empresário.

Quer saber mais sobre os condomínios logísticos e outras soluções importantes para a indústria de alimentos e bebidas? Siga acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar