Fispal Tecnologia faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Vantagens do pallet para um processo logístico eficiente

Vantagens do pallet para um processo logístico eficiente

pallet é uma peça essencial para a necessidade e a lógica de funcionamento de locais como portos e armazéns.

Por esse motivo, no artigo de hoje, veremos mais sobre o universo dos pallets, conheceremos suas variedades, vantagens e possibilidades de utilização. Confira!

Vantagens do pallet

De acordo com Vinícios de Almeida Machado, gerente comercial da Green Pallet, “os pallets contam com um moderno sistema de travessas de encaixe que permite rapidez e facilidade na montagem e desmontagem. Além disso, eles têm muita resistência e durabilidade, oferecem praticidade na organização de seus produtos, poupando espaço e proporcionando uma forma fácil de armazenamento e exposição. É um produto que tem a finalidade de servir na movimentação de cargas, como elemento de otimização logística”, resume.

O pallet, no Brasil, comumente é fabricado em plástico, madeira, metal ou aço. Além disso, conforme Machado, independentemente do tipo de pallet, existem vantagens como:

  • Redução do custo homem/hora;
  • Menores custos de manutenção e melhor controle do inventário;
  • Rapidez na estocagem e movimentação das cargas;
  • Racionalização do espaço de armazenagem, com melhor aproveitamento vertical da área de estocagem;
  • Redução de acidentes pessoais;
  • Diminuição de danos aos produtos;
  • Melhor aproveitamento dos equipamentos de movimentação;
  • Uniformização do local de estocagem;
  • Diminuição das operações de movimentação.

Modelos mais comuns de pallet

Pallets descartáveis

Pallets descartáveis são os não retornáveis - acomodam uma determinada mercadoria, o custo está incluso no da mercadoria, viajam uma vez e não retornam mais.

O fato de um pallet receber a classificação de descartável sugere a algumas pessoas que o item terá um baixo custo, no entanto, vale lembrar que nem sempre isso ocorre, já que o que determina o valor de um pallet não é sua classificação, mas a sua estrutura para suportar a carga que se precisa paletizar.

Pallets movimentação (estocagem)

São concebidos para estocar mercadorias e facilitar sua locomoção de um local para outro. Com esses pallets, os produtos não sofrerão os impactos do transporte e poderão ter durabilidade maior.

Para isso, o pallet precisa ter uma estrutura que suporte diferentes quantidades de peso, além de suportar empilhamentos.

Palett retornável

Pallet retornável é aquele utilizado quando as empresas possuem uma forma organizada de encaminhar seus produtos e receber de volta seus paletes para outros carregamentos, geralmente com os custos da embalagem (palete) diluído em duas, três ou mais utilizações.

Pelo fato de ser classificados como retornáveis, normalmente, possuem uma estrutura de madeira e fixação das peças capaz de suportar os impactos que sofrem durante carregamento, transporte e descarregamento.

Pallet duas entradas

O pallet duas entradas é confeccionado com longarinas ao invés de tocos, e utilizado nos casos em que se necessita maior resistência ao peso.

É, também, recomendado para uso em prateleiras (porta-paletes), pelo fato de que as mercadorias que ficam suspensas precisam ter mais resistência por questões de segurança.

O inconveniente do pallet duas entradas é a possibilidade de as empilhadeiras poderem entrar apenas por dois lados.

Pallets quatro entradas

Possuem quatro entradas para empilhadeiras ou carros paleteiros. São confeccionados com tábuas superiores que, como ocorre com o pallet duas entradas, podem ser vazados ou com face superior fechada (assoalhados).

Esses pallets possuem tábuas intermediárias e sua principal característica são os pés montados com pedaços de pontaletes (tocos), que estabelecem sua sustentação e possibilitam que empilhadeiras e carros paleteiros possam entrar pelos quatro lados.

Pallets PBR

Os pallets PBR têm medidas padronizadas de 1000 mm x 1200 mm, número de peças (tábuas superiores, tábuas intermediárias, tocos e tábuas inferiores) com quantidades e medidas padrão e possuem gravação a fogo nos tocos, explicitando o nome fabricante, o mês e o ano da fabricação.

Eles funcionam como vasilhames, pois suas características permitem que haja troca desses vasilhames entre empresas que utilizam o mesmo modelo e sua estrutura reforçada garante durabilidade ao material - existem paletes PBR em uso com até quinze anos em atividade.·.

Pallets usados

São os pallets recolhido por empresas especializadas na tarefa de limpeza desses produtos, que são acumulados em outras empresas que consomem produtos paletizados.

É grande a frequência de pallets recebidos no Brasil por importação de mercadorias. Por isso, é bastante comum localizar esses itens nos comércios de pallet usado.

As empresas que trabalham com pallets usados oferecem um eficiente serviço de reciclagem, reaproveitamento dos próprios pallets ou transformação deles em cavacos para produção de energia. Esses fornecedores promovem a reforma e recolocam os pallets no mercado. Desta forma, além de oferecer produtos a baixo custo para a indústria, proporcionam um benefício ao meio ambiente.

Pallets dupla face

Pallets dupla face são um modelo com tábuas em cima e embaixo, podendo ser reversíveis ou não, e construídos nas opções de pallet duas entradas ou pallet quatro entradas.

Pallets para exportação

Pallets para exportação podem ser construídos em qualquer modelo e tamanho para serem acomodados em cargas aéreas, marítimas ou terrestres.

O que define seu tamanho são os espaços que o pallet utilizará quando no transporte. Ele é dimensionado para melhor aproveitamento de espaços em aviões, containers ou carrocerias.

A diferença básica entre pallets exportação e aqueles para mercado interno são os tratamentos fitossanitários que recebem com o objetivo de eliminar quaisquer espécies de seres vivos que possam existir nas madeiras, impossibilitando, assim, a disseminação de pragas e doenças vegetais entre os países.

Quer saber mais sobre pallets? Continue acompanhando nosso canal de conteúdo e até a próxima. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar