Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

relacionamento-clientes-pequenas-indústrias-fispal-tecnologia

Você sabe como construir um bom relacionamento com clientes?

Em tempos de alta competitividade no mercado e disputa pelos melhores preços, as pequenas e médias indústrias precisam investir em meios que garantam o seu bom relacionamento com os clientes. Mas, para isso, conhecer o perfil do público atendido, que tem mudado nos últimos anos devido à era digital, é fundamental. Afinal, hoje, o consumidor busca por empresas que estejam atentas às suas necessidades e as atendam com flexibilidade, disponibilidade e preços competitivos.

“Um bom relacionamento com o cliente é aquele no qual a indústria consegue fazer com que o público tenha em mente os produtos e/ou serviços que ela oferece como primeira e melhor opção do mercado, por um maior espaço de tempo possível”, define Enio Marcos Babireski Barcelos, professor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Paraná.

Dessa maneira, apostar em um relacionamento mais estreito com o consumidor permite que ele se aproxime da indústria, fixando a marca gradativamente em seu subconsciente.

Dicas de gestão de relacionamento com clientes na indústria

Combinar estratégias presenciais e ações digitais, com o auxílio das melhores tecnologias de gestão possíveis: esse é o caminho mais prático para deixar a indústria próxima do cliente.

Antes disso, porém, é necessário, “identificar as ações que melhor surtirão efeito. Não existe uma receita única, pois o que dá certo para um, para outro pode não funcionar. O gestor tem de avaliar o efeito de cada ação e ir construindo a melhor maneira de se relacionar com o público”, analisa o profissional.

Por isso, tão importante quanto se conectar com o consumidor, é preciso saber como ele quer que o relacionamento aconteça. A partir daí, é possível tornar a relação mais próxima com ações frequentes, como visitas, telefonemas, e-mails, materiais publicitários e redes sociais, entre outras formas de comunicação.

Mas explorar outros meios também pode ajudar a estreitar o relacionamento. “A organização deve tratar o cliente como se ele fosse único. Além de ações básicas de relacionamento, existem softwares, chamados de CRM, que auxiliam os gestores a gerenciar a relação com o público de uma forma melhor. Mas tudo isso não surtirá efeito se o produto/serviço oferecido não atender às expectativas do mercado”, complementa.

Os benefícios da gestão de relacionamento com clientes

Muitos desses aspectos positivos já estão implícitos, afinal, adotar uma gestão de relacionamento com clientes é a oportunidade de trazer soluções cada vez mais personalizadas e definitivas para o público-alvo.

Sem falar que essa aproximação ajuda a gerar uma incrível vantagem competitiva, pois, como aponta Barcelos, “os benefícios são muitos, principalmente na possibilidade de prolongar o relacionamento com clientes. Quando uma indústria está mais próxima de seu consumidor, fica mais fácil identificar as suas necessidades e atendê-las.

A ideia geral, portanto, reside no benefício de se aprofundar nos interesses, nas dores e nos desafios do consumidor, pois “quanto mais se conhece o cliente, maior é a chance de vender para ele, afastá-lo da concorrência e, consequentemente, aumentar a lucratividade”, complementa o professor.

E a sua indústria, faz um trabalho de gestão especial para potencializar o relacionamento com os clientes? Compartilhe nas redes sociais!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar