Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

codificacao

Codificação na indústria de alimentos: como ser sustentável?

A codificação na indústria de alimentos é um dos grandes desafios enfrentados atualmente. Afinal, estamos falando de uma realidade que a velocidade de produção precisa aumentar, ao mesmo tempo em que a quantidade de informações dos produtos é cada vez maior.

Neste cenário, somado às boas práticas exigidas pelo setor, a eficácia na codificação na indústria de alimentos é vital. É ela que vai garantir maior qualidade e agilidade na cadeia produtiva, melhorando a lucratividade e aumentando a segurança dos itens.

"Enxergar a sustentabilidade em qualquer processo industrial passa por dois fatores: a escolha da tecnologia adequada e boas práticas que estão ligadas à cultura da empresa. Nesses dois fatores, o porte da empresa independe, ou seja, é possível criar processos sustentáveis e ambientalmente amigáveis em empresas e linhas de produção de qualquer tamanho graças às tecnologias que hoje estão disponíveis", complementa João Fortes, gerente de produto da Sunnyvale.

Siga com a leitura e confira algumas dicas do especialista para codificar de forma eficiente e sustentável!

1 - Mudança na cultura interna

Para Fortes, o primeiro passo para melhorar a sustentabilidade nos processos industriais é criar a consciência sobre a importância da atividade nas equipes, além de tornar a produção segura para os operadores dentro das empresas: "isso envolve mudar a cultura, disseminar a informação de que sustentabilidade protege o ambiente de trabalho e, também, pessoas".

A codificação na indústria de alimentos deve partir de uma lógica e de estratégia. Ao mesmo tempo, ela demanda o uso de tecnologias de forma adequada. Portanto, é preciso rever processos e garantir que todos estejam cientes das mudanças que serão adotadas e dos respectivos impactos no negócio.

Só assim é possível manter todos focados nos objetivos e assegurar de que os processos serão realizados de forma correta, segura e sustentável.

2 - Implementação das tecnologias adequadas para a codificação na indústria de alimentos

Falando em tecnologia, a segunda dica está justamente em usá-la para agregar valor sustentável aos processos, mesmo que estejamos falando de pequenas e médias empresas. 

3 - Sustentabilidade deve ser uma atividade global

É importante estar atento ao fato de que a sustentabilidade não deve ser prioridade apenas na codificação na indústria de alimentos ou no processo produtivo. Para alcançar este patamar, é importante enxergar o negócio como um todo, incluindo os destinos que serão dados aos resíduos.

A codificação na indústria de alimentos é uma tarefa que visa melhorar diversos aspectos da produção, que vão desde a gestão do estoque até a segurança dos itens. Portanto, ela precisa ser enxergada e trabalhada de forma integrada para que tenha resultados eficazes e sustentáveis.

Afinal, é este tipo de postura que permitirá otimizar os processos ao mesmo tempo em que se gera mais valor para os consumidores finais!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar