Indústria 4.0, Inovação

Linha de produção flexível é facilitada pela automação baseada em PC

Uma forte tendência da Indústria 4.0 é a linha flexível, que permite a manufatura de diferentes tipos de produtos em uma mesma linha de produção da indústria de Alimentos e Bebidas. Evitar trocas de ferramenta, economizar tempo e manter os tempos de ciclo são os grandes benefícios deste pilar da 4ª Revolução Industrial. Para alcançar esse patamar produtivo, no entanto, é necessário haver automação baseada em PC.

Para o gestor da indústria de Alimentos e Bebidas isso significa ser capaz de controlar processos com respostas rápidas, o que tende a minimizar o desperdício de matéria-prima ao longo do processo produtivo. Já para os engenheiros, a automação baseada em PC permite a implantação de sistemas com menos componentes.

“Esse desenvolvimento facilita a comunicação entre automação e TI, considerados dois mundos diferentes, pois quebra a hierarquia dos grandes protocolos de comunicação entre níveis. Assim, permite extrair informações de linhas de produção, enviar para ERP e processar com bom custo-benefício, uma vez que elimina a parte de arquitetura de integração”, analisa Ricardo Salgado Moura, diretor geral da Phoenix Contact.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *