Especialistas, Indústria 4.0

Indústria 4.0: o futuro é hoje

A cada dia que passa, vemos mudanças acontecerem rapidamente no setor de alimentos: produtos personalizados estão na demanda dos consumidores, novas formas de comercialização, novos formatos de processos e embalagens, elevadas exigências de controle de qualidade, crescimento da demanda por segurança, gestão sustentável e análise contínua do impacto a nível ambiental, entre outros.

Por essas e outras razões, a chegada e a implementação da Indústria 4.0 é uma ferramenta excelente e a oportunidade de enfrentar novos desafios, como a competitividade do setor com um impacto transcendental na melhoria em si, acrescentou o que se refere à gestão e otimização em termos de flexibilidade, agilidade e outros.

A Integração do consumidor, a cadeia de valor, os processos e a produção eficiente, parecem estar “conectados” como nunca, sendo a aplicação do modelo de Indústria 4.0 a ferramenta mais “atualizada” que ajuda as indústrias de alimentos a estarem no patamar mais alto de tecnologia.

Tudo começa com a digitalização: tudo digital pode ser “programado”, pode ser “reproduzido”, pode ser “manipulado” e melhor de tudo, que se pode “controlar”. O que nos cria a oportunidade de fazer coisas novas e diferentes de uma forma mais “rápida”. Desta forma pode prosseguir com a “aplicação e “automação” de acordo com a necessidade exigida por setor e segmento, abrindo novas possibilidades de processos e estágios em torno dos mesmos produtos.

Agora, como conseguir que as empresas latino-americanas integrem o conceito da Indústria 4.0 como um elemento-chave para inovar?

Sem dúvida, deve haver uma “mudança no mindset” dentro das organizações, e não apenas em termos de tecnologia, mas no próprio “modelo de negócio”. Até alguns anos atrás, haviam empresas poucas envolvidas neste tema, mas hoje existe uma grande oportunidade de criar um tipo de inovação que atenda às necessidades e exigências do consumidor, com a tecnologia que funciona de acordo com os novos desafios da indústria transformadora. Nunca devemos esquecer que a tecnologia aplicada vai depender de quem usa e como será usado, de modo que o “acompanhamento” e a “formação” por parte de profissionais no modelo da Indústria 4.0 é e sempre será essencial.

Estamos diante de uma nova revolução tecnológica, de novos desafios e desafios e diante do próprio futuro com novas oportunidades, essas, que dependerão da saberia de cada um, em encontrar a melhor forma de utilizá-las ao seu favor.

E agora, será que a sua e minha empresa estão prontas? A resposta é pessoal e será o resultado da aplicação ou não do modelo de indústria 4.0.

E sim, o caminho e o momento da implementação deste conceito são decisão de cada empresa, mas vale ressaltar que este “modelo” que veio para ficar: indústria 4.0, o futuro é hoje.

* Martín Dechiara é  diretor da MDGroup Conosur® – ConvenPACK® e colunista da Fispal Tec Digital

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *