Fispal Tecnologia faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

lab_solucoes_fispal_tecnologia1

Confira os projetos vencedores do Lab de Soluções da Fispal Tecnologia

Durante os quatro dias da Fispal Tecnologia, duas equipes composta por profissionais de diversas áreas do SENAI-SP participaram do Lab de Soluções trabalhando intensamente para desenvolver e apresentar propostas inovadoras para atender às necessidades de duas indústrias de alimentos previamente selecionadas. Nesta sexta-feira, 29 de junho, finalmente, os grandes vencedores foram anunciados.

Formada por Edivaldo Blanco, Flávia Regina de Faria, Erika Cifuente, Marcos Dias, Walter Silva Junior e Thales Faggiano, a equipe campeã, batizada de Shinsetsu, surpreendeu os jurados ao apresentar, primeiro, uma solução que melhora o processo de extração da água de coco. O grande desafio era evitar que a casca do fruto entre em contato com a água extraída durante o processo de fabricação. Isso porque, quando o coco é aberto, a água pode entrar em contato com parte da casca, que passa suas enzimas para o líquido, fazendo com que, com o tempo, a água fique rosada e tenha, inclusive, os níveis de pH e de Brix (quantidade de açúcar ou sacarose) alterados.

Para descartar esse risco, os profissionais desenvolveram um equipamento composto por uma estrutura de aço inox, com funcionamento pneumático, comando por CLP e sistema de corte por punção, capaz de fazer a sucção da água do coco sem qualquer contato com a casca do fruto.

A segunda proposta que agradou os jurados foi criada para mecanizar a secagem do polvilho azedo, que é realizada por meio da exposição ao sol. A luz ultravioleta é importante nesse processo por provocar importantes modificações na estrutura do amido, incluindo a sua capacidade de expansão.

Diante disso, a solução da equipe manteve a exposição necessária do polvilho ao sol, mas deu a possibilidade de se recolher o produto para um local coberto, por meio de um mecanismo composto por gaveteiros. De acordo com o projeto, cada uma das gavetas tem uma área  de 7,02 m² (1,20m x 6,00m), é constituída por uma armação de cantoneira de 1 polegada e coberta por uma telha de zinco com ondulação baixa ou um material de zinco perfilado. No protótipo, há, também, um dosador de rosca com a finalidade de distribuir o polvilho sobre as gavetas, que correm dentro dos trilhos por meio de rolamentos, além de rastelos que têm a função de movimentar o produto para garantir sua secagem uniforme.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar