Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

startcap

Conheça a tampa de garrafa que aciona telões e dispara fogos de artifício

A marca inglesa de cidras StrongBow está testando novos usos para as tampas de suas garrafas comercializadas na Europa. Chamadas de “StartCap” e adaptadas com uma etiqueta RFID (Identificação por Rádio Frequência, em português), quando abertas elas acionam mecanismos que tocam música ou projetam imagens em telões, disparam fogos de artifício ou canhões de confete, além de possibilitarem check-in virtuais em bares e restaurantes. A ideia ainda é um protótipo e não está à venda, sendo utilizada somente em eventos e como ferramenta de divulgação da marca.

Para que funcionem são necessários uma antena, um transceptor para ler o sinal emitido e a transferência ao leitor, e, claro, a etiqueta com as informações que serão transmitidas via rádio frequência. A antena vai emitir um sinal para o adesivo contendo a informação/comando do que irá acontecer, que responde ao transceptor.

 

Todo esse sistema, no entanto, possui uma limitação: espaço. De acordo com a consultora da RF Consulting, Renata Rampim, o sistema RFID tem alcance de leitura entre leitor e a etiqueta de até 10 centímetros. Operando na faixa de frequência de 13,56MHz com taxa de transmissão de dados de 424 kpbs. Esse sistema RFID baseado em acoplamento indutivo também é chamado de NFC (Near Field Communication) e é normalmente usado em passaportes eletrônicos, cartões bancários e meios de pagamento.

A campanha foi desenvolvida pelo grupo britânico Work Club em momento de queda na venda de cerveja na Europa, e que consumidores buscam outras opções. A agência já havia desenvolvido ações para outra marca de bebida, a Ballantine’s em que uma fina tela de LED em uma camiseta branca mostrava fotos do Instagram ou mensagens de texto e um copo para beber whisky em ambientes de gravidade zero, a fim de que o líquido não saia em bolhas de dentro do copo.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar