Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

inteligencia-artificial-plataforma-fispal-tecnologia

Inteligência Artificial melhora gestão de estoque e reduz perdas

A Inteligência Artificial (IA) veio para ficar e promete provocar mudanças pra lá de significativas na indústria de alimentos e bebidas, principalmente entre as empresas que sofrem com produtos sobrando ou faltando em seu estoque. Isso porque já existe no mercado uma plataforma que usa a tecnologia para oferecer às equipes de planejamento as previsões de demanda de cada elo da cadeia, trazendo capacidade de reação frente ao dinamismo do mercado.

Desenvolvida pela Tevec, a solução também ajuda a superar um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais das áreas de planejamento das cadeias logísticas: o chamado “efeito chicote” - discrepância entre a quantidade de pedidos para a produção e o número de vendas para o consumidor final.

“Ao automatizar a análise de demanda em todos os elos, a plataforma minimiza muito esse efeito, pois as previsões e reabastecimentos passam a ocorrer de forma coordenada e em sincronia com a demanda. O sistema dobra o número de acertos na comparação com a metodologia de previsão estatística utilizada tradicionalmente. Isto é possível porque a nossa solução determina a quantidade e o mix ideal de reposição para cada produto, em cada loja ou elo da cadeia logística”, ressalta Bento Ribeiro, sócio-fundador da Tevec.

Como funciona?

A plataforma Tevec é uma ferramenta de software para análise de comportamentos de demanda e otimização dos processos de reabastecimento. “Ela possui uma biblioteca de algoritmos de Inteligência Artificial, capaz de extrair e aprender os mais diversos padrões de demanda, incluindo vendas constantes, sazonais, campanhas de marketing, dentre outras. Os algoritmos são preparados para trabalhar com produtos com muito - ou pouco - histórico de vendas e com informações de cestas de produtos coletadas em diversos pontos da cadeia de suprimentos”, explica.

Atualmente, a novidade é empregada em clientes de diversos tamanhos, com o objetivo de maximizar a lucratividade. Todas as indústrias podem se beneficiar por um planejamento de cadeia de suprimentos mais eficiente e por maior previsibilidade de sua demanda. Porém, empresas com produtos com prazos de validade e alto giro capturam resultados de eficiência rapidamente. Quanto ao investimento, sabemos que o ROI (Retorno Sobre o Investimento) é, em geral, de três a cinco vezes. As melhorias da plataforma trazem a cadeia implementada para um patamar de performance superior, de modo que o investimento é rapidamente compensado”, garante Bento Ribeiro.

Benefícios da Inteligência Artificial nas etapas da cadeia de suprimentos

  • Reabastecimento de lojas com o mix e volume correto para atender o potencial de demanda no nível mais granular (sku/loja);
  • Processos de planejamento de estoque em centros de distribuição para atender aos pedidos dos clientes (diretos e indiretos) ou das lojas, em caso do varejo;
  • Otimização dos processos de compras de materiais para produção com maior previsibilidade da demanda;
  • Otimização do processo fabril com redução de set ups e ruptura (falta) de material para produção.
  • Dimensionamento ideal de estoques e ajuste da disponibilidade de produtos em todos os elos (loja/ CD/fabrica);
  • Redução de perdas por vencimento de validade, perda financeira decorrente de baixas de preço para estímulo a demanda e na redução do custo do capital imobilizado;
  • Melhorias das estratégias de marketing;
  • Melhorias das estratégias de promoção de produtos.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar