Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

inovacao-alimentos-bebidas- saudaveis-fispal-tecnologia

O que há de inovação em alimentos e bebidas saudáveis?

Até um tempo atrás, sabor e saúde pareciam opostos que nunca se atraíam ou encontravam, como as faces de uma mesma moeda. Com o tempo, entretanto, o consumidor começou a optar por algumas opções mais saudáveis nos supermercados e lojas especializadas.

Isso levantou o alerta nos grandes produtores, que entraram na onda da saudabilidade, e trouxe uma série de inovações no setor de alimentos e bebidas, mostrando que os então opostos tinham tudo para ser parceiros.

Confira, portanto, o que vem sendo considerado inovador na produção de alimentos e bebidas com foco na saudabilidade!

O que é saudabilidade?

O conceito de saudabilidade não se trata de uma aposta da indústria alimentícia: ele foi sendo gradativamente modelado a partir da demanda do próprio consumidor.

E isso passou a ser melhor percebido entre os anos de 2008 e 2013, quando diversos produtos das indústrias de alimentos e bebidas passaram a ser reintegradas ao mercado com uma nova roupagem e composição, mais focada em vegetarianos, alérgicos, veganos e diabéticos, entres outros nichos.

Essa primeira percepção foi o resultado de um estudo realizado pelo Instituto Mintel. Ou seja: o consumidor passou a se interessar e a ler mais os rótulos daquilo que fazia parte do seu lar há um bom tempo.

“A procura por uma alimentação focada no conceito de saudabilidade teve início a partir da necessidade de algumas pessoas em consumir produtos específicos, seja por restrições alimentares ou opções alimentícias, e também pelo aumento do acesso a informação. Ou seja: o estilo de vida saudável passou a repercutir mais, fazendo com que as pessoas buscassem alternativas para obter um estilo de vida saudável -algo que a indústria de alimentos e bebidas também identificou com o tempo”, analisa o nutricionista André Garcia D’Elias, que ainda apontou um relevante estudo sobre o tema.

Estamos falando de uma análise que pegou carona nesse comportamento do consumidor: o Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), com o apoio de outras instituições e colaboradores, apresentaram o projeto conhecido como "Brasil Food Trends 2020". Nele, constam as tendências para um futuro próximo e que hoje já estão sendo desenhadas.

Quer um exemplo prático? A versão especial da Coca-Cola, que, no lugar de açúcar, apostou no uso de stevia em sua sigilosa fórmula. E esse é apenas um dos casos, já que o estudo aponta 5 tipos de inovação para alimentos saudáveis:

Sensorialidade e prazer

São os produtos considerados gourmet, que aliam a experiência ao sabor, o que compreende alimentos e bebidas mais sofisticados e que visam explorar o paladar a partir de produtos naturais.

Saudabilidade e bem-estar

São os segmentos de inovação mais focados na resolução das estatísticas elevadas no número de pessoas com excesso de peso e obesidade, o que estimulou a criação de produtos cujo foco é a dieta e a eliminação de substâncias calóricas.

Conveniência e praticidade

É o foco de consumidores em busca de refeições prontas, mas que não percam o sabor e o valor nutricional, podendo servir tanto para lanches quanto para um almoço ou jantar.

Mas, para se manterem alinhados às tendências de alimentos saudáveis, os alimentos e bebidas são destinados às demandas por vegetais, iogurtes e outros itens menos calóricos.

Confiabilidade e qualidade

Agregar valor à marca também vem sendo um cuidado que diversas empresas têm seguido, visando conquistar sua fatia de mercado e fidelizações a partir de boas práticas de fabricação e uma série de medidas para o devido controle de riscos.

Sustentabilidade e ética

A alimentação saudável tem sido levantada não apenas como uma alternativa para o consumidor, mas como uma boa solução para reduzir o impacto ambiental consequente de nosso consumo diário.

Assim, o foco na inovação desse segmento reside em alimentos naturais, no uso de embalagens e rótulos recicláveis e, até mesmo, no engajamento em causas sociais que agregam valor à marca e a ajuda a se posicionar no mercado.

Alimentos saudáveis inovadores no mercado

Preparamos uma lista de alguns alimentos que têm rodado o mundo em testes com consumidores a partir dessas tendências. Confira alguns deles.

InSpiral Visionary Products: snack à base de folhas de couve seca e aromatizado com hortelã fresco, pimenta caiena e azeite, garantindo uma leve porção das legumes ao dia e abrigado em embalagem compostável.

Homus Le Grand Classik: alternativa vegana, cuja produção concentra ingredientes naturais, sem glúten, organismos geneticamente modificados e adição de açúcar ou conservantes.

Suntory Ovi Hydration: australiano, o produto oferece uma infusão de água, frutas, mel e minerais com antioxidantes e sem a presença de corantes, conservantes ou sabores artificiais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar