• Fispal Tecnologia is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovação

Inovações da indústria favorecem toda a cadeia produtiva de embalagens

Cada elo da cadeia produtiva tem importância fundamental à indústria alimentícia. Sem o produtor e a matéria-prima corretas, por exemplo, não há como pensar em um produto final de qualidade. O mesmo vale, sobretudo, ao distribuidor, pois se ele falha, por questões técnicas ou materiais, o resultado pode ser a perda total da produção. O esforço para garantir o bom andamento da cadeia também pode ser observado na indústria alimentícia, que cada vez mais antecipa os desafios do varejo, em busca da satisfação plena do consumidor em diversos segmentos, como, por exemplo, o de embalagens.

São vários aspectos necessários para atender essa demanda: formar estreita parceria com os clientes, monitorar e antecipar-se às tendências, oferecer custo total atraente e produzir sistemas de alta eficiência e perdas mínimas. Além disso, flexibilizar volumes e formatos, permitir o envase de diferentes produtos em uma mesma linha e facilitar o custo de logística. É o que enumera Luciana Galvão, diretora de Marketing Américas da SIG Combibloc, ao detalhar alguns conceitos trabalhados pela multinacional .“Ao desenvolvermos uma tecnologia ou uma embalagem, pensamos em todos os elos da cadeia.”

Assim, além da segurança alimentar, do apelo sustentável da matéria-prima e da proteção do produto até o consumidor (barreira a luz, aromas, oxigênio e óleos), as embalagens têm de garantir eficiência, otimização e flexibilização de produção. Avançam, assim, para a posição de solução.

Case de sucesso

Um exemplo de como uma inovação da indústria pode facilitar o trabalho de um importante elo como a distribuição é a bandeja Hero, um display da SIG para embalagens cartonadas mais altas, que permite os recipientes ficarem empilhados e protegidos durante o transporte.

Essas bandejas atendem dois requisitos básicos, mas dificilmente complementares: protegerem as embalagens cartonadas durante o transporte nos paletes e, depois, serem usadas para apresentar os produtos na gôndola. Permitem, assim, proteção durante o transporte, boa apresentação e fácil remoção no ponto de venda. Ao mesmo tempo, como utilizam menos papelão ondulado, têm custo reduzido.

“A parte traseira da bandeja é da mesma altura da embalagem cartonada, evitando amassamentos no transporte e permitindo que os paletes sejam empilhados em um número máximo de camadas”, explica Galvão ao lembrar que é possível colocar 800 embalagens cartonadas, de 1 litro, em um palete padrão Euro.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *