• Fispal Tecnologia is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Advanced Planning Systems garante benefícios estratégicos: conheça

A cadeia de suprimentos, também conhecida por aqui como supply chain, é um conceito que compreende todos os processos logísticos de uma indústria: desde o contato com o fornecedor, a compra de insumos e matérias-primas, o abastecimento das linhas de produção até a distribuição dos produtos para o mercado consumidor.

Por isso, não é exagero dizer que o gerenciamento da cadeia de suprimentos exige não só profissionais qualificados para executar cada uma das tarefas envolvidas no processo, mas também a integração com a tecnologia para garantir a eficácia do trabalho desenvolvido. E nesse sentido,  o APS (Advanced Planning Systems) – sistema que auxilia a empresa no planejamento tático e estratégico de suas operações, em todos os aspectos do supply chain –  vem ganhando destaque no mercado.

“Ele foi desenvolvido para ser uma ferramenta de planejamento e programação avançada, utilizando-se do conceito da capacidade finita, com intuito de absorver as carências dos ERPs (Enterprise Resource Planning – também chamados de Sistemas de Gestão Industrial) existentes e completá-los. Mesmo o APS sendo um sistema que pode trabalhar de forma isolada, ele também apresenta a capacidade de funcionar integrado com outros sistemas, para evitar duplicidade de dados cadastrais e a sobreposição conflitante com os diversos sistemas de gestão da organização, possibilitando, assim, o melhor gerenciamento da cadeia de suprimentos”, explicam os engenheiros de produção Danilo Sena Martins e Geraldo Cesar Meneghello.

Confira, a seguir, outras informações sobre as soluções APS (Advanced Planning Systems) na gestão da cadeia de suprimentos da indústria de alimentos e bebidas.

A aplicabilidade e os benefícios do APS

Do ponto de vista estratégico, as indústrias observaram que as decisões relacionadas à programação da produção priorizavam as demandas, assim como a alocação dos recursos levava em consideração, principalmente, a data de entrega e, em determinados casos, os clientes preferenciais. Apenas a programação por data de entrega já oferecia excelentes resultados, mas não garantia o melhor retorno estratégico para a organização dentro de sua cadeia de suplementos, sobretudo em momentos de baixa demanda.

“O planejamento era realizado de forma que, com base nos pedidos, o sistema gerava as necessidades líquidas de matéria-prima, repassando-as para o setor de compras e, simultaneamente, gerava as ordens de produção”, explica Fabrício Machado, analista da informação certificado pela Microsoft.

Agora, no entanto, com a utilização da ferramenta APS, é possível observar um alto grau de interação entre os setores, que passam a trabalhar de forma colaborativa e alinhada com a estratégia da indústria, uma vez que o próprio sistema considera fatores estratégicos na programação dos recursos produtivos.

O objetivo desses sistemas é a determinação exata do programa de produção, respeitando as principais restrições referentes à disponibilidade de materiais, sua localização, tempo de estocagem e transporte, de modo a favorecer uma otimização do desempenho da empresa e a redução dos seus custos no atendimento às demandas de mercado.

Características e funcionalidades do APS

Programação em tempo real

O sistema permite atualizações em tempo real, seja de listas de expedição ou de controle do estoque. É possível realizar programações de todos os tipos, com apenas uma operação, ou até mesmo trabalhos para vários fluxos de operação com precisão.

Planejamento de vendas e operações

Por meio do APS, é possível, ainda, consultar projeções que levam em consideração variáveis como inventário disponível e pedidos de venda, de transferência, de compra e de produção. Além disso, ele permite a previsão de quando cada item tende a acabar, assim como a realização de pedidos de reposição com antecedência, evitando, assim, um impacto negativo sobre as vendas.

Ao ser implementado, o sistema proporciona ganhos em toda a cadeia de suprimentos da indústria de alimentos e bebidas devido à sua precisão e elevada capacidade de gerar diversos cenários, conforme as mudanças vão acontecendo, e possibilitar a integração do planejamento com toda a cadeia de suprimento, analisando alternativas e restrições.

Você já conhecia os detalhes do sistema de gestão APS (Advanced Planning Systems)? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e fique por dentro de todas as soluções que ajudam a otimizar os processos da sua indústria de alimentos e bebidas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *