Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

embalagem para pdv.jpg

Como a embalagem impacta a decisão de compra

A embalagem é um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra dos clientes. De acordo com uma pesquisa global, em 99% dos casos as embalagens exercem impacto nas compras.

No ponto de venda, é papel da embalagem transmitir os diferenciais do produto e criar conexões com os consumidores. Portanto, se ela não for condizente com a marca e não chamar a atenção de quem a compra, o impacto nas vendas será enorme.

Aqui, é possível elencar alguns atributos que podem ser transmitidos por meio da embalagem. Praticidade, facilidade de uso, segurança são apenas alguns deles.

Qual a importância da embalagem no PDV?

"Para responder, vamos nos colocar no lugar de um cliente que entra no estabelecimento para comprar determinado produto. Agora, imaginemos que ele não tem nenhuma marca em especial em mente. O que vai lhe chamar a atenção é a embalagem que for mais atrativa, a que mostrar da melhor forma os produtos será a escolhida", exemplifica Nelson Theodoro Junior, gestor de marcas.

Ele conta que o mesmo pode acontecer quando o cliente entra para comprar uma marca específica, mas se depara com outra muito parecida. "Se ele não estiver atento, acaba comprando o produto de outra empresa. Com o tempo, pode até gostar da troca e mudar sua preferência, mas, o fato é: em ambas as simulações, a venda aconteceu por causa da embalagem".

Dessa forma, o especialista afirma que as empresas precisam estar a cada dia mais preocupadas em surpreender e encontrar formas de diferenciar e destacar seus produtos nas gôndolas. Especialmente porque vivemos em um mercado altamente competitivo. "As embalagens fazem parte do primeiro contato com o produto e, quanto mais atrativas forem, maior a possibilidade de provocarem vendas", completa.

Fatores mais relevantes

Ainda de acordo com o estudo, a praticidade que a embalagem oferece é considerada como importante por 64% dos consumidores. Portanto, ela deve ter a capacidade de proteger o produto e facilitar o seu uso.

Em segundo lugar, aparecem as informações trazidas pela embalagem, citada por 52% dos entrevistados. Depois, 47% citam a facilidade de abertura ou fechamento. Por fim, o tamanho da embalagem e a matéria-prima aparecem logo em seguida como fatores mais importantes.

Dessa forma, além dos atributos visuais, a embalagem deve se atentar ao uso que terá na rotina do consumidor. Quanto mais benefícios ela trouxer (sem comprometer o meio ambiente), mais pontos ela terá no momento de decisão de compra.

Como trabalhar melhor a embalagem

"Hoje, temos inúmeras soluções possíveis para usar em nossas embalagens com a intenção de chamar a atenção. Muitas são as técnicas para influenciar o consumidor em suas decisões de comprar. As principais dizem respeito ao uso de cores atrativas e desenvolvimento de formatos diferenciados", explica Theodoro.

Para o profissional, é preciso pensar a embalagem como uma ferramenta de comunicação. Portanto, quanto melhor for essa comunicação, mais persuasiva ela será na decisão de compra.

"Lembre-se que a embalagem age como uma mídia externa, destacando o produto no ponto de venda. Assim, quanto mais atrativo for seu formato e suas cores, dentro do universo do público-alvo ao qual o produto destina, melhor será sua resposta ao despertar a venda. Pense também que a qualidade da embalagem é transmitida para o produto, transferindo credibilidade", complementa.

Uso de mascotes ou ilustrações licenciadas

O uso de mascotes ou ilustrações licenciadas costuma atrair um volume alto de vendas. "Lembremos dos ovos de Páscoa: hoje, vende-se mais os brinquedos que os próprios ovos, afinal, há uma enorme riqueza de itens que são agregados nas embalagens", diz.

Embalagens criativas

Neste quesito, incluem-se não apenas as cores e o design da embalagem, como também outros atributos, como a tecnologia e o uso de materiais inovadores.

"Podemos citar exemplos bem-sucedidos, como: latas de refrigerante com nomes, cervejas com imagens de realidade aumentadas nas embalagens e produtos que seguem a linha verde com apelo de consciência ecológica".

Materiais que conservem e sejam ambientalmente corretos

Na pesquisa, foi verificado também que a embalagem deve proteger o produto, facilitar o seu uso e armazenamento pelo consumidor e ainda reduzir o impacto ambiental. Tudo isso sem perder a aparência bonita e agradável para quem vai consumir o produto.

Para você ter uma ideia, 4 em cada 10 entrevistados preferem o papel por acreditarem que ele é melhor para o meio ambiente e que pode ser reciclado com facilidade. Além disso, o papel foi citado como um material que deixa a embalagem mais leve e de uso seguro.

Quase metade dos entrevistados apontou a embalagem de vidro como a que oferece melhor proteção ao produto. Eles também citaram o vidro como o mais fácil de armazenar, mais reutilizável e com a melhor aparência.

Justamente por ter uma importância tão grande, as embalagens têm direcionado a indústria a aprimorar cada vez mais os materiais e a tecnologia usados em sua fabricação. Com isso, é possível aumentar a visibilidade no PDV e as vendas, ao mesmo tempo em que as embalagens também se tornam mais sustentáveis e geram maior economia para a indústria.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar