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Marketing 4.0 para a indústria de alimentos e bebidas: 5 dicas para divulgar seu produto

O Marketing 4.0 para a indústria de alimentos e bebidas tem o poder de ampliar a presença de marca e estreitar o relacionamento com o consumidor.

Por meio dele, é possível alcançar uma maior integração entre as estratégias e as mídias com base na tecnologia. Assim, o consumidor se torna o centro, permitindo uma atuação muito mais personalizada e eficaz.

Mas como tirar o melhor proveito do Marketing 4.0 para a indústria? Siga com a leitura e veja algumas dicas valiosas!

1 - Integração com processos e agilidade de resposta

"Para trazer a abordagem do marketing dentro da indústria, é importante entender que tanto a indústria quanto o marketing evoluem em proporções similares. No começo, o marketing era todo voltado para o produto, que ditava as regras mercadológicas. Como as demandas também eram menores, produzia-se muito menos. Hoje, com o advento do Marketing 4.0 e a Indústria 4.0, precisamos juntar as experiências para entender que o marketing precisa se relacionar com seus clientes, independentemente de B2C ou B2B", explica Luiz Alexandre Wagner, CMO da Agência Labra.

Wagner complementa que há uma necessidade imediata para que as coisas aconteçam nos dias de hoje. Portanto, o cliente não quer mais esperar e exige processos eficientes.

"Para que esses processos se comuniquem, o marketing trabalha em várias esferas dentro das empresas, desde de RH, produção, vendas, CS (Customer Success) e pós-vendas", complementa.

Dessa forma, todas as oportunidades identificadas devem ter fluidez nos processos pelos quais passam dentro do negócio. Só assim será possível entregar experiências extraordinárias aos clientes.

2 - Estratégias baseadas em dados

O Marketing 4.0 para a indústria também precisa ser baseado em dados. Afinal, quando falamos de 4.0 estamos tratando de como a tecnologia pode nos ajudar a entender melhor as informações para, então, usá-las de maneira estratégica.

"O Marketing é muito mais do que uma simples divulgação. Ele é um processo que compreende desde a concepção de produto até a comunicação com o público", explica Fernanda Budag, professora de comunicação da São Judas.

Para desenvolver uma abordagem junto ao consumidor, porém, é preciso entender suas demandas. Para tanto, Fernanda diz que é preciso partir de pesquisas com os públicos de interesse.

"O consumidor atual deseja que as empresas desvendem a sua mente e ofertem bens antes de ele saber conscientemente o que ele quer. Dessa forma, a indústria precisa ter agilidade e proatividade", complementa.

É justamente a partir da análise de dados que é possível identificar tendências e idealizar o que é melhor para o consumidor. "Depois, com base no perfil do consumidor, a indústria deve traduzir todas essas informações em uma comunicação que vá de encontro com a visão de mundo desse público".

3 - Abordagens pessoais e amigáveis 

Wagner chama a atenção para o fato de que o Marketing 4.0 para a indústria não pode ser intrusivo. As abordagens devem ter um cunho mais pessoal e amigável. "Sua equipe comercial não precisa bater na porta do cliente. Você faz uma visita virtual para que, inconscientemente, ele lembre de você na hora que precisar", explica.

O especialista ainda chama a atenção para o fato de que negligenciar uma reclamação é o erro mais grave em todas as esferas do Marketing 4.0 para indústrias. "Hoje, você deve estar atendo à todos os canais de comunicação disponibilizados pela empresa, permitindo que o cliente seja surpreendido".

4 - Integração entre on e offline

A professora Fernanda afirma que o Marketing 4.0 para a indústria "é uma abordagem que combina a interação on e offline entre empresas e consumidores". Com isso, ela dá novos desenhos à estratégias já conhecidas.

A professora ainda chama a atenção para 4 pontos principais no Marketing 4.0 para a indústria. São eles:

  1. O Marketing 4.0 defende o envolvimento do consumidor desde a concepção do produto;
  2. O conceito precificação do produto evolui de algo padronizado para dinâmico. Um exemplo disso são as companhias aéreas que oferecem diversas opções de preço com base em inúmeros critérios;
  3. Economia compartilhada: a distribuição de um produto se torna ponto a ponto. Ou seja, o produto vai até o consumidor e, portanto, o consumidor não tem o trabalho de ir até o produto. Assim, a indústria precisa estar atenta a serviços como o delivery;
  4. Comunicação bilateral: o consumidor tem espaço no ambiente online para ter expressão e visibilidade, portanto, a comunicação precisa ser um diálogo constante e a indústria deve dar esse espaço de voz para o consumidor.

5 - Estratégias baseadas em ferramentas

O Marketing 4.0 gira em torno da tecnologia. Portanto, ferramentas que permitam automatizar processos e entregar mais valor ao cliente devem fazer parte de um planejamento de marketing nos dias atuais.

"Falar de ferramentas no marketing é algo muito estratégico. Para as indústrias, existem inúmeras possibilidades, mas sentimos que, muitas vezes, elas não são levadas em consideração", diz Wagner.

De acordo com o profissional, a indústria precisa se preocupar com ferramentas como:

  • Automação de marketing;
  • Produção de conteúdo;
  • Relacionamento com cliente;
  • Chatbots;
  • Websites otimizados para mobile;
  • Blog para nutrir, educar, e informar seus clientes.

"Essas são preocupações mínimas para que o sucesso seja estabelecido. E não esqueça que investir em marketing não é apenas transferir a responsabilidade para uma empresa terceira, mas sim, contar com uma cultura interna e uma equipe que esteja preparada para novos desafios", complementa.

O Marketing 4.0 para a indústria é um caminho sem volta. Portanto, é preciso começar a quebrar barreiras e a enxergar o processo comunicação de uma forma diferente. Assim, será possível se conectar ainda mais com os públicos e obter destaque no mercado.

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