Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

business-model-canvas

Planejamento: Conheça o Business Model Canvas

O Business Model Canvas ajuda a montar o planejamento estratégico da sua empresa de forma prática e eficiente. A ferramenta foi criada pelo suíço Alexander Osterwalder, e permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou já existentes.

Totalmente visual e dinâmico, atua como um mapa pré-formatado com nove blocos, que descrevem os elementos fundamentais para o bom futuro do negócio: O que, Como, Para quem e Quanto. Assim, você terá o panorama geral do seu projeto de forma visual, a fim de facilitar as tomadas de decisão.

Esse método pode ser aplicado em todos os segmentos de mercado, inclusive na indústria de alimentos e bebidas. Vale formatar seus planejamentos já existentes ou iniciar a pesquisa de onde é possível inovar na sua fábrica. Confira agora como é feito o Business Model Canvas e veja dicas de como aplica-lo na sua empresa.

Como preencher

As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do negócio, ou seja, a forma como uma empresa deve operar para gerar valor ao mercado. Há diversos layouts do método disponíveis para download na Internet, que podem ser impressos em grandes folhas para facilitar a visualização de cada estratégia.

Ao contrário das dezenas de páginas do Plano de Negócios, os blocos do Canvas devem ser preenchidos com adesivos autocolantes (post-its) para facilitar o acréscimo, a remoção e a realocação das ideias.

Para Renato Barros, consultor do Sebras/RJ, isso dá mais dinamismo à construção das ideias. “Os post-its devem mudar de lugar, pois o Canvas é uma ferramenta “viva”, que precisa estar sempre em movimento. Deixá-lo estático é uma forma de fadá-lo ao fracasso”, diz.

Para a indústria, a utilização do Business Model Canvas é um recurso importante para agilizar a melhoria de processos no chão de fábrica, principalmente micro, pequenas e médias empresas. Essa estratégia pode ser usada, inclusive, para a adequação do negócio para o Indústria 4.0.

Vantagens do Business Model Canvas:

  • Ganho na agilidade nos processos estratégicos de criação e inovação, por ser uma ferramenta flexível e de fácil compreensão, que pode ser alterada de acordo com necessidades específicas;
  • Rápido entendimento do modelo de negócio e fácil visualização da relação/influência entre as áreas;
  • Facilidade de visualização dos principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de tirar uma ideia do papel;
  • Conquista de mais clientes e lucros.

Traga a inovação para a sua fábrica e aproveite todos os benefícios que o Business Model Canvas pode oferecer.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar