Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

marketing-industria-alimentos-bebidas

Veja como definir a estratégia de marketing para a indústria de alimentos e bebidas

Uma boa estratégia de marketing é capaz de levar a indústria de alimentos e bebidas para outro patamar. Afinal, ações definidas de acordo com os objetivos e o público-alvo permitem expandir o conhecimento da marca, estreitar o relacionamento com os clientes e, principalmente, aumentar a lucratividade.

Mesmo com tantos benefícios, estruturar uma boa estratégia de marketing ainda é um desafio para as indústrias. Muitas vezes, isso acontece por uma falta de aproximação com o consumidor.

Como fazer, então, para usar o marketing industrial a favor do seu negócio? Siga com a leitura deste artigo e descubra!

Os principais desafios do marketing industrial

"Na perspectiva estratégica, percebe-se que um dos desafios que as empresas se deparam no momento de divulgar seus produtos está na ausência da segmentação do mercado, que é a divisão do mercado que resulta na seleção de um determinado público-alvo", explica o professor Dr. Renato Pimenta, coordenador do curso superior de Marketing na Universidade Nove de Julho, e pesquisador e consultor organizacional na área de Marketing.

De acordo com o professor, quando a segmentação do mercado é realizada de forma inadequada (ou não realizada), a divulgação fica direcionada para um público que, provavelmente, não terá interesse no produto apresentado. Com isso, os investimentos realizados não trarão o retorno esperado, causando frustrações para a empresa.

"Outro desafio presente no momento de divulgar um produto está na escolha do canal de comunicação. Essa escolha deverá ser feita com apoio de uma pesquisa de marketing e com utilização de comunicação integrada. Toda indústria deve considerar múltiplos canais de comunicação, vendas e distribuição, afinal estamos em uma realidade digital", pondera Pimenta.

Como usar a estratégia de marketing a favor da indústria

"A primeira dica é realizar uma pesquisa de mercado e a análise dos pontos fortes e fracos do seu produto diante dos concorrentes. Quando feita de maneira correta, essa ação colabora para definição de um melhor posicionamento de mercado", recomenda o professor.

Pimenta ainda destaca a importância de um posicionamento de mercado bem definido. Afinal, é isso que vai gerar vantagem competitiva para a indústria e fazer com que ela se destaque em relação aos concorrentes: "não adianta tentar ser tudo para todos – mais uma vez –, a segmentação do mercado e a correta seleção do público que se deseja conquistar estão entre as dicas que poderão ampliar as vendas".

Por fim, ele chama a atenção para a realização de uma estratégia de marketing que traga ações vinculadas à posição da empresa diante de fatos que envolvam a sociedade e o meio ambiente: "sendo assim, criar metas estratégicas de comunicação que tenham como objetivo associações positivas para indústria, seus produtos e suas marcas, certamente, resultará em maior volume de negócios".

O primeiro passo para usar a estratégia de marketing a favor do crescimento do negócio é partir de um planejamento bem estruturado. Nele, defina a segmentação de mercado, o posicionamento da empresa, os objetivos a serem conquistados e os investimentos e responsáveis.

A partir daí, trace as ações que permitam conquistar as metas e acompanhe a implementação de cada estratégia de marketing frequentemente. Com isso, será possível identificar aquilo que está dando certo e o que precisa ser revisto ou descontinuado.

Vale dizer, ainda, que o marketing digital é, cada vez mais, uma excelente frente para as indústrias. Afinal, ele permite se conectar com o público ao mesmo tempo em que aumenta a visibilidade da marca e dos produtos.

E você, o que tem feito na sua indústria para implementar uma estratégia de marketing adequada e potencializar os resultados?

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar