• Fispal Tecnologia is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Indústria 4.0

Paletização cartesiana X robótica: diferenças e vantagens

Com a Indústria 4.0, a paletização também tem se tornado automatizada. Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de máquinas que permitem agilizar e aumentar a eficiência de processos como empilhamento de caixas, garrafas e outras embalagens. Com isso, é possível reduzir problemas ergonômicos enfrentados pelos colaboradores e ainda aumentar a produtividade.

O uso de robôs na paletização ainda facilita a movimentação de cargas pesadas ou em altas quantidades. No caso de mercadorias sensíveis, esses equipamentos também podem ser adaptados, garantindo grande versatilidade a eles.

Veja, a seguir, as diferenças e vantagens das células de paletização cartesiana e robótica.

Paletização cartesiana

A paletização cartesiana é realizada por um sistema aplicado na etapa final da linha de produção. Nela, há uma estrutura parecida com uma jaula gradeada que fornece os trilhos para que as pinças tenham a liberdade de se movimentar em todas as direções.

Dependendo do modelo, é possível instalar a paletização cartesiana em uma área de tamanho reduzido. Ainda existem três sistemas universais para pegar o produto: pinças com pressão lateral, conjunto de múltiplas ventosas com efeito venturi ou garras.

Baixe o material especial: Indústria 4.0 em paletização e linhas de envase

Paletização robótica

A paletização robótica vem substituindo a cartesiana. Afinal, os robôs permitem melhor desempenho da atividade e ocupam menor espaço na planta. A paletização robótica permite repetir os processos com grande precisão, velocidade contínua e segurança. Dessa forma, as paradas no processo diminuem consideravelmente, assim como a saúde dos colaboradores é preservada.

paletizacao-robotica-cartesiana
Exemplo de sistema de paletização robótica da Mesal

Entre as vantagens da utilização de robôs na paletização estão:

  • Alta velocidade

É possível adaptar a velocidade do robô aos produtos que estão sendo manipulados. Para você ter uma ideia, a versão robotizada de uma máquina do tipo consegue manobrar até 1.200 latas por minuto.

  • Baixa manutenção

Como a paletizadora robótica conta com menos componentes mecânicos, sua manutenção acontece com uma frequência menor. Assim, há menos perdas e maior confiabilidade. No entanto, vale dizer que é preciso contar com profissionais qualificados para realizar a manutenção, afinal, ela exige conhecimentos específicos.

  • Grande versatilidade

As garras de uma paletizadora robótica podem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada indústria. Dessa forma, é possível usar desde garras a vácuo até as com dedos ou magnéticas. Com isso, pode-se despaletizar diferentes tipos de mercadorias, além de manobrar vários itens por vez.

  • Rastro pequeno

Vale dizer que os robôs podem ser instalados em espaços pequenos sem prejudicar a segurança dos colaboradores que estarão no ambiente. No entanto, as configurações da paletizadora vão variar de acordo com o sistema usado.

*Este é um publieditorial sob responsabilidade de Mesal

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *