• Fispal Tecnologia is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Indústria 4.0, Inovação

Paletização robotizada: confira as vantagens para a indústria de alimentos e bebidas

A paletização robotizada permite realizar as atividades logísticas de forma automatizada. Ela funciona por meio de um controlador lógico programável e uma garra personalizada de acordo com o produto a ser paletizado.

“A paletização robotizada garante repetibilidade nos processos com precisão, velocidade contínua de produção, sem perdas ou paradas no processo. Isso sem falar da segurança que proporciona, realizando tarefas como a movimentação de cargas pesadas ou em grandes quantidades, que geram problemas de ergonomia, em alturas inacessíveis para pessoas em condições normais, eliminando afastamentos de colaboradores por lesões de esforços repetitivos (LER)”, explica Renato Maia, diretor comercial da Integra Systems.

Quer entender melhor os benefícios de adotar a paletização robotizada? Acompanhe!

Vantagens da paletização robotizada

1 – Velocidade

A velocidade da paletização robotizada é bastante variável, uma vez que depende dos produtos que serão manobrados.

Para ter uma ideia, uma paletizadora convencional varia entre 10 a 40 sacos por minuto. Na versão robotizada, é possível, por exemplo, manobrar até 1.200 latas por minuto.

2 – Manutenção

A paletizadora robótica conta com menos componentes mecânicos, por isso, sua manutenção ocorre em menor frequência, há menos paradas e a confiabilidade de operações é maior.

No entanto, é necessário contar com profissionais com conhecimento especializado para realizar o trabalho de manutenção.

3 – Versatilidade

As garras são um dos elementos mais importantes da paletizadora robotizada. Elas podem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada indústria, por isso, a versatilidade do equipamento é enorme.

É possível usar desde garras a vácuo até com dedos ou magnéticas. Assim, se torna mais fácil manobrar vários itens de uma só vez, além de despaletizar diferentes tipos de mercadorias.

4 – Rastro

As dimensões de uma paletizadora robotizada variam de acordo com a configuração de seus sistemas. No entanto, é importante dizer que elas podem ser instaladas em espaços apertados. Além disso, a paletizadora cumpre com padrões de segurança atualizados.

Como implementar uma paletizadora robotizada

“A área necessária a ser disponibilizada para um layout de paletização robotizada é, geralmente, um dos desafios. Uma equipe de engenharia de aplicação competente faz a diferença na composição da solução, analisando o fluxo de entrada e saída de produtos, assegurando que todo o perímetro esteja de acordo com as normas de segurança NR12 e demais padrões de segurança”, explica Maia.

De acordo com o profissional, o investimento inicial para adotar a solução varia de acordo com a complexidade de cada projeto: “podemos partir de R$ 500 mil e chegar eventualmente em R$ 4 milhões para cada célula e acessórios necessários”.

Ainda assim, com a chegada da Indústria 4.0esse tipo de automatização faz toda a diferença para garantir a produtividade e a segurança na indústria. Afinal, a paletizadora robotizada permite otimizar a logística, além de deixá-la mais ágil.

Mas não se esqueça que é fundamental realizar uma análise das necessidades e da planta. Afinal, são esses pontos que determinarão qual a solução mais adequada.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *