• Fispal Tecnologia is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Sustentabilidade

Plástico verde é solução sustentável para o mercado de embalagens

Plástico verde é alternativa prática e econômica para as indústrias de alimentos e bebidas preservarem o meio ambiente.

Você já ouviu falar em plástico verde? É o polietileno produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, de origem renovável, 100% reciclável e não contribui para o aquecimento global. Por tudo isso, o plástico verde possui um apelo junto ao público, que busca cada vez mais opções sustentáveis de consumo.

Em contrapartida, comumente os plásticos utilizados em sacolas, brinquedos, mesas, utensílios domésticos, garrafas, embalagens e nos mais diversos produtos ao nosso redor são de origem fóssil, ou seja, eles são derivados do petróleo.

O problema em termos de sustentabilidade é que esse tipo de plástico não é biodegradável, isto é, ele não é degradado por microrganismos como fungos e bactérias. Assim, quando são descartados, esses plásticos acabam permanecendo no meio ambiente por décadas e até séculos, agravando o problema de acúmulo de lixo e poluição da água, solo e ar.

Por tudo isso, a produção do plástico verde, ou polietileno verde proveniente do etanol da cana-de-açúcar, é tida como um grande avanço e diferencial competitivo para as empresas que o adotam.

De acordo com a química industrial, Jennifer Rocha, a constituição do plástico verde é exatamente igual ao polietileno comum, com as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade de aplicações. “A única diferença é a matéria-prima utilizada na sua produção, que, em vez de ser o petróleo, é a cana-de-açúcar”, esclarece.

Vantagens do uso do plástico verde na indústria de alimentos e bebidas

Além das vantagens ambientais e de apelo junto ao público que busca opções mais sustentáveis de consumo, o plástico verde pode apresentar outros benefícios.

  • O plástico verde é produzido a partir de uma fonte renovável, assim, a indústria terá sempre o insumo disponível;
  • Não há necessidade de grandes mudanças e investimentos tecnológicos para processar o plástico verde, já que ele apresenta as mesmas propriedades técnicas e de processabilidade das resinas fósseis;
  • O plástico verde pode ser utilizado em todos os segmentos em que o polietileno petroquímico é aplicado;
  • Agrega valor e gera diferenciais para as empresas que o adotam;
  • O plástico verde é um polímero que apresenta baixa densidade. Com isso, o peso final dos produtos poderá ser reduzido, favorecendo uma economia com o custo de transporte de suas mercadorias.

Exemplos de uso do plástico verde na indústria de alimentos e bebidas

Em todo o mundo, o setor de bebidas é um dos mais engajados na busca por soluções inovadoras que tornem seu negócio mais sustentável e, portanto, com menor impacto no meio ambiente. O segmento é, por exemplo, um dos que adota o plástico verde, produzido a partir de etanol de cana-de-açúcar – tecnologia exclusiva desenvolvida pela Braskem, que foi a primeira empresa a desenvolver a tecnologia de produção de plástico com matéria-prima renovável, batizado de I’m Green.

Com o plástico I’m Green são produzidas tampas, embalagens para alimentos e cosméticos, óleos lubrificantes, agroquímicos, produtos de higiene e limpeza, sacolas, brinquedos, utilidades domésticas, cabos e fios industriais, filme para empacotamento, entre outros produtos.

O polietileno de origem renovável também pode ser encontrado em rolhas de garrafas de vinho fabricadas pela Nomacorc. Denominadas Select Bio, as rolhas são 100% recicláveis e apresentam o mesmo desempenho em controle do oxigênio que a linha convencional, além de ajudarem a evitar a deterioração e o desperdício causados por processos como oxidação e redução.

Para saber mais sobre o uso do plástico verde na indústria de alimentos e bebidas, continue acompanhando nosso canal de conteúdo. Até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

2 Comentários

    1. Antonio, o plástico verde é exatamente igual ao polietileno comum, com as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade de aplicações. Acompanhe nossas atualizações semanais aqui na Fispal Digital e saiba mais sobre a indústria de alimentos e bebidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *