A Fispal Tecnologia, Inovação

Robôs interagem com público visitante da Fispal Tecnologia

Quem está passando pelo São Paulo Expo nesta 34º edição da Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas está sendo recebido de uma forma especial: três robôs colaborativos estão “fazendo as honras da casa” e interagindo com o público. Confira:

LD Mobile

O robô móvel colaborativo da OMRON, LD Mobile, por exemplo, está distribuindo mapas do evento para o público que passeia pelo pavilhão. O objetivo é mostrar as funcionalidades e inteligência do robô, que é aplicado hoje em grandes indústrias no apoio logístico, por aumentar a produtividade em operações de manufatura e logística.

O LD Mobile pode se adaptar às necessidades de cada projeto, com integração a esteiras, suporte para braço robótico colaborativo e transporte de carrinhos, com inteligência que permite rotas alternativas, menor caminho e desvio de obstáculos. “Para nós é uma excelente oportunidade de apresentarmos ao setor o robô móvel colaborativo. Os visitantes da feira podem verificar as características de flexibilidade, segurança e eficiência do LD Mobile”, afirma Edicley Machado, gerente de marketing da unidade de Automação Industrial da OMRON.

Robô YuMi

O já famoso robô YuMi, primeiro robô industrial de dois braços colaborativo do mundo, também está entregando o mapa de bolso da Fispal Tecnologia para os visitantes na entrada do São Paulo Expo.

Batizado de YuMi pela junção das palavras “you and me”, o robô da ABB foi desenvolvido para a manipulação de objetos pequenos e trabalhar ao lado dos seres humanos, sem oferecer riscos. O robô pesa 38 kg e pode ser ligado em uma simples tomada.

UR3

O robô UR3 da Universal Robots também está presente na Fispal Tecnologia para interagir com o público em uma das entradas do São Paulo Expo.

“Ele é o menor modelo que fabricamos. É um robô colaborativo, com alcance de 500 milímetros, que chama atenção pela segurança, porque, independentemente do movimento que ele esteja fazendo, se eu aplicar uma força de 50 newtons (N) sobre ele, ocorre uma parada de proteção. E aí, basta eu dar um reset para que ele continue trabalhando normalmente, sem machucar ninguém”, afirma Guilherme Gabarra, engenheiro de vendas da Universal Robots.

Indicado para auxiliar o profissional na realização de tarefas como a separação de peças, o UR3 também é destaque no quesito flexibilidade, pois trata-se de um robô leve, de 12 quilos, instalado com quatro parafusos e ligado em uma tomada 110V ou 220V. “Além disso, ele tem uma facilidade de programação, tanto que o programa que está rodando para que o UR3 entregue o mapa da feira foi preparado em 45 minutos”, conclui Gabarra.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *