Gestão, Legislação

Conheça os benefícios das bombonas

As bombonas são responsáveis pela “vida da prateleira” dos produtos alimentícios. São embalagens plásticas rígidas com a função de proteger e conservar os produtos evitando a sua contaminação por micro-organismos, como insetos, animais e metais.

Segundo pesquisas americanas, a intoxicação alimentar aguda é responsável por gerar 76 milhões de episódios de doenças, 325 mil hospitalizações e mais de 5 mil mortes por ano somente nos Estados Unidos. Já no Brasil, a estimativa é que o número de mortes ultrapasse os 6 mil.

De acordo com informações do Conselho Científico Agro Sustentável, o Brasil transporta 65% de sua safra pelo modal rodoviário, o que se faz necessário total segurança na locomoção desses alimentos. Nesse momento, as bombonas são a forma mais indicada para o transporte – e sua utilização deve ser apropriada para cada tipo de alimento ou bebida.

Vantagens das bombonas na segurança alimentar

Todas as propriedades das bombonas têm como objetivo fi­nal a segurança alimentar do consumidor. Por isso, a escolha da bombona utilizada deve ser apropriada para cada tipo de alimento ou bebida.

Portanto, pensar em embalagens como itens que geram benefícios é algo cada vez mais requisitado e valorizado no mercado. Procure por empresas que desenvolvam bombonas sob medida e homologadas de acordo com boas práticas de fabricação.

As bombonas auxiliam a indústria a estar de acordo com a FSSC 22000 (Food Safety System Certification), um esquema robusto para a gestão de riscos, focado na segurança dos alimentos em toda a cadeia de fornecimento. Além de ser inteiramente baseado nas normas ISO, possui aceitação internacional para auditoria e é uma importante certificação de toda a cadeia de suprimentos. No Brasil, já são mais de 250 estabelecimentos certificados pela Norma FSSC 22000 – um número em constante evolução e que apenas destaca a sua validade.

Segundo Lilian Rodrigues, coordenadora técnica do Bureau Veritas Brasil, a empresa certificada se mostra como um negócio diferenciado no seu ramo de atuação. “O valor agregado a uma organização com certificado de segurança dos alimentos reside nos esforços feitos por ela para manter esse sistema e seu compromisso de melhorar continuamente seu desempenho”, explica.

Tipos de bombonas

As bombonas podem ser encontradas nos mais diversos tipos: redondas, quadradas, retangulares, entre outros. O volume também é variado – de 2 a 100 litros. Isso abre o leque de opções no momento da escolha, fazendo com que o transporte seja adequado, independente do tipo ou quantidade.

Além disso, as bombonas são de alta qualidade atóxica para a armazenagem e/ou transporte de produtos alimentícios líquidos, sólidos, cremosos e granulados.

O formato, a geometria e o design empilhável – tendência do mercado – das bombonas fazem com que o espaço necessário para o seu armazenamento seja consideravelmente menor. Dependendo do peso e da densidade dos produtos envasados, as bombonas modernas dispensam a utilização de outros materiais amplamente utilizados, como as caixas de papelão, por exemplo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *