Inovação

Sistema de inspeção por raio-X favorece segurança alimentar

A indústria de alimentos no Brasil está tentando diminuir o risco de contaminantes em seus produtos para garantir um nível de segurança alimentar adequado. Não à toa, cada vez mais tecnologias estão sendo desenvolvidas no mercado para atender à necessidade, como é o caso  do sistema de inspeção de raio X Thermo Scientific™ NextGuard™, apresentado nesta edição da Fispal Tecnologia.

O equipamento inspeciona produtos acabados em busca de contaminantes físicos, como peças ou partes que se desprenderam de máquinas durante a produção industrial, incluindo objetos não metálicos como vidro, plástico, ossos e pedras, para evitar que o alimento saia da fábrica contaminado. A identificação ocorre mesmo através de filmes metalizados e embalagens de alumínio, algo que detectores de metais – comumente utilizados no mercado – não conseguem fazer.

“O raio X também trabalha com a densidade desses elementos  contaminantes. Ou seja, se eles forem mais densos do que a água  afundarem quando colocados  dentro de um copo d’água,  o equipamento identifica. Além disso, como ele faz uma varredura por imagem, é possível identificar produtos faltantes,  possíveis falhas ou quebras, por exemplo”, afirma Marcelo Kerhart, Marketing Communications da Thermo Fisher Scientific.

A solução lançada em prol da segurança alimentar conta com um sistema de análise totalmente customizado, programado com base nas características de um produto regular. Por isso, à medida que algo fora do padrão pré-estabelecido é identificado, o problema é logo apontado. “O raio X Thermo Scientific™ NextGuard™ é o que há de mais novo no mercado, aplicado de acordo com o grau de risco de contaminação de cada indústria”, conclui.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *