Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_551710387

A importância e benefícios do reuso de água para a indústria

Reuso é o processo de utilização de água por mais de uma vez, tratada ou não, para o mesmo ou outro fim. A água de reuso tratada é produzida dentro das estações de tratamento e pode ser utilizada para inúmeros fins, como geração de energia, para limpeza, irrigação, e desobstrução de redes de esgoto. Até a década de 1990, a  água  consumida  pelo  setor  industrial  constituía  em  insumo pouco  significativo,  tanto  em  disponibilidade  quanto  em  aspecto  econômico.

Em face  da aparente  abundância,  eram  poucas  indústrias  que  implantavam  práticas  de  setorização  do  consumo  de  água  com  o  objetivo  de  identificar  excessos  de  demanda,  ou  programas  de redução de perdas em unidade produtivas. Em decorrências dessas tendências, uma alternativa para as indústrias é a reutilização da água e reuso.

 

A implantação de um programa de conservação e reuso de água pelo setor industrial reverte-se em benefícios econômicos que permitem aumentar a eficiência produtiva.

 

Segundo Pedro Mancuso e Hilton dos Santos, autores do livro: Reuso da Água, o termo água de reuso passou a ser utilizado com maior frequência na década de 1980, quando as águas foram ficando cada vez mais caras, afetando o  produto  final  quando  utilizadas  no processo  de  fabricação.

Pelo fato do preço e a qualidade afetarem o produto final e consequentemente o sucesso da empresa, a indústria passou a procurar dentro de suas próprias plantas, a solução para o problema tentando reaproveitar o máximo seus próprios efluentes.

Além dos benefícios de imagem, ao ser considerada uma empresa com consciência ambiental,  o especialista em recursos hídricos da ANA (Agência Nacional de Águas), Cláudio Itaborahy, é enfático ao defender que a implantação de um programa de conservação e reuso de água pelo setor industrial reverte-se em benefícios econômicos que permitem aumentar a eficiência produtiva.

Uma consequência direta da implantação é a redução do consumo de água e do volume de efluentes gerados além da redução do consumo de energia, de produtos químicos, a otimização de processos e a redução de despesas com manutenção. “Na maior parte dos casos, os períodos de retorno dos investimentos envolvidos são, em geral, bastante atrativos”, afirma o especialista.

Assista este vídeo, gravado durante a Fispal Tecnologia 2016, e conheça mais detalhes sobre a realização do tratamento de águas residuais e suas vantagens para a indústria:

 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar