• Fispal Tecnologia is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovação

Processamento em alta pressão mantém alimentos saudáveis por mais tempo

Uma solução capaz de manter diferentes tipos de alimentos isentos de micro-organismos patogênicos e com prazo de validade maior. Esta é a ideia que vem se transformando em realidade na indústria de alimentos e bebidas graças à utilização da tecnologia de processamento em alta pressão (HPP – High Pressure Processing) apresentada pela thyssenkrupp nesta edição da Fispal Tecnologia.

Ao invés de utilizar processos de aquecimento e resfriamento para matar germes, fungos e bactérias, como ocorre na pasteurização convencional, a solução consiste na aplicação de uma pressão de até 6.000 bar (o equivalente à pressão exercida por três aviões modelo 747) para a esterilização. Dessa forma, todos os micro-organismos são eliminados sem que o alimento perca suas características originais de nutrientes, sabor e aparência. O processo não utiliza qualquer tipo de aditivo ou conservante químico, apenas água potável e energia elétrica. Sendo assim, garante um produto 100% orgânico.

Outra vantagem é que a tecnologia HPP pode ser utilizada em produtos já embalados em plástico ou a vácuo, o que, além de evitar sua recontaminação, amplia o tempo de prateleira em até quatro vezes (quando comparado a alimentos frescos in natura) e torna mais fácil a logística de transporte, permitindo que a indústria amplie a distribuição.

Além de fornecer o processamento em alta pressão, a thyssenkrupp, por meio de sua área de negócios Industrial Solutions, também presta os serviços de engenharia e fornece todo o maquinário necessário para a operação de uma planta completa de processamento de alta pressão (HPP). Os equipamentos oferecem alta confiabilidade e robustez, ao mesmo tempo em que são de fácil operação e manutenção.

“As soluções são totalmente compatíveis com o modelo industrial 4.0. Os equipamentos são fornecidos com um sistema que integra os conceitos de Internet das Coisas e automação industrial, e funcionam de maneira interconectada, podendo trocar comandos, armazenar dados na nuvem, identificar defeitos e fazer correções”, explica Luiz Mello, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da thyssenkrupp Industrial Solutions.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *