• Fispal Tecnologia is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovação, Vídeos

Tecnologias para o envase de bebidas

O envase é etapa fundamental na indústria de alimentos e bebidas, e seu controle de segurança é extremamente alto. O processo de embalagem de bebidas é conhecido como envase e é a etapa final na fabricação do produto, que pode ser envasado em diversos tipos de embalagens, retornáveis ou descartáveis.

Com o avanço da tecnologia, a qualidade do processo de envase se elevou. Máquinas que possuem sistema de higienização total, proteção ultravioleta em toda cabine, controle de todas as operações por meio de painel eletroeletrônico são consideradas tecnologias de ponta e possibilitam a automatização de todo o seu processo de envase e datação nos copos e garrafas.

Muitas máquinas também possuem um sistema que interrompe a colocação de tampas automaticamente ao detectar a ausência de recipientes na bandeja, uma funcionalidade que diminui bastante o desperdício.

Envase por peso

O envase por peso é a única técnica de envase que controla a quantidade de produto já dentro da embalagem. Esta tecnologia requer pesagem do recipiente vazio (tara) e envase por gravidade para os líquidos. No caso de produtos viscosos, será usado um sistema de pressurização.

Principais vantagens do envase por peso

  • Nenhum contato entre a válvula de envase do produto e o gargalo da embalagem.
  • Controle de peso constante permitindo detectar anomalias de enchimento como por exemplo embalagens deformadas.
  • Controle da quantidade de produto dentro da embalagem.
  • Precisão de enchimento com produtos líquidos (com ou sem espuma).
  • Regulagem imediata dos parâmetros de envase em cada bico individualmente.
  • O sistema adapta-se às mudanças intrínsecas do produto durante o ciclo de produção.
  • Solução não sensível à temperatura e à aeração do produto.
  • Solução de envase para produtos lácteos com polpa ou pedaços.

Envase asséptico a frio

Existem dois tipos, de acordo com Ana Luisa Souza, professora de Engenharia de Produção do CEFET/RJ. “O primeiro é com ácido peracético, conhecido como processo úmido; o segundo, com peróxido de hidrogênio, é mais conhecido como processo a seco”.

A tendência mundial é de utilização do envase asséptico a frio com a utilização do ácido peracético pelo fato de o processo ser mais seguro e econômico, com ótimos resultados finais, inclusive em processos com produtos muito sensíveis, como o leite UHT.

Principais vantagens do envase asséptico a frio

  • Na cadeia fria, o produto que não é envasado em condições assépticas deve ser conservado em câmaras frigoríficas, transportadas em caminhões frigoríficos, e vendido em gôndolas refrigeradas.
  • Produtos sensíveis como sucos, leite, bebidas à base de leite e leite de soja são os grandes alvos do enchimento asséptico. O atual interesse do público consumidor por bebidas saudáveis ou alimentos líquidos puxa a demanda por esse tipo de produção, que, em alguns casos, dispensa o uso de conservantes químicos na bebida.
  • O custo final do produto, pela eliminação do cold chain, é outro atrativo.

Neste vídeo, produzido pela Fispal Digital, você encontra mais informações sobre o envase de bebidas. Acompanhe as novidades do setor de alimentos de bebidas aqui no nosso canal de conteúdo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *