Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

logística integrada

Como fazer um plano de logística integrada

Confira o passo a passo para implantar o processo de logística integrada na indústria de alimentos e bebidas.

 

O investimento na logística integrada é uma solução para tornar os processos da indústria de alimentos e bebidas mais ágeis e simples. Esse conceito consiste em interligar e conectar as diversas etapas da sua rede de abastecimento com um objetivo claro e comum.

Com os processos integrados, é possível ter mais controle sobre cada etapa da produção, desde a obtenção de matéria prima até a entrega ao consumidor final. O resultado é um desempenho elevado, com a produção de quantidade adequada, cumprimento de prazos e diminuição de custos.

Segundo Gustavo Barbosa, líder de operações logísticas com especialização em logística pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a logística integrada consegue elevar a satisfação e ganhar a fidelização do cliente, gerando um ciclo de novos negócios para a empresa. “Além do incremento de vendas, ganhos maiores por conta da melhor gestão, planejamento e utilização adequada dos recursos ao longo da cadeia evitam desperdícios, perdas e ineficiências ao longo de todo o processo”.

 

Os desafios da implantação da logística integrada

 

O grande desafio das empresas é implementar este processo. “Infelizmente as empresas ainda são muito departamentais”, comenta Gustavo. Quem decide optar pela integração logística deve garantir interação entre os departamentos, além de investir em tecnologia capaz de otimizar o gerenciamento de toda a operação.

A indústria de alimentos e bebidas pode se beneficiar com este processo, pois há diversos ganhos que a logística integrada traz para as empresas. “Além do incremento de vendas, ganhos por conta da melhor gestão, planejamento e utilização adequada dos recursos evitam perdas em todo o processo”, finaliza Barbosa.

Para que toda a estratégia seja aplicada de forma eficiente, é preciso seguir alguns passos básicos. Todos eles estão descritos neste vídeo, produzido pela Fispal Digital. Assista agora e compartilhe nas suas redes sociais!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar