Fispal Tecnologia faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

industria-4-0-pmi

Indústria 4.0 também é realidade para pequenas e médias empresas

 

A Indústria 4.0 já se tornou realidade no setor industrial, principalmente no mercado de alimentos e bebidas. O conceito une automação, robótica, dados, conectividade e recursos tecnológicos avançados para transformar de forma abrangente toda a esfera da produção industrial. Diante dessa integração, torna-se possível a definição de um novo paradigma de trabalho nas indústrias, que envolve um processo totalmente inteligente e automatizado.

Pequenas e médias indústrias também estão sendo impactadas por esta realidade. Para adotá-la, o gestor terá que iniciar um processo de transição, para que sua linha de produção seja afetada de forma positiva, com grande vantagem competitiva.

 

Como se adaptar aos conceitos 4.0

 

Não há uma fórmula mágica, mas modificando determinados processos é possível atingir certo patamar tecnológico.

É fundamental que a infraestrutura básica esteja disponível nesses ambientes industriais em que serão implementadas tais estratégias, como acesso à infraestrutura de telecomunicações, às linhas de financiamento apropriadas e às políticas públicas que incentivam a incorporação de tecnologias facilitadoras como fatores essenciais para a difusão da Indústria 4.0.

São muitas as maneiras de migrar cada equipamento para os conceitos 4.0. Dependendo dos recursos existentes e dos resultados desejados, pode ser feito desde um retrofit completo (processo de modernização de algum equipamento considerado ultrapassado) até o uso e a adaptação de diferentes sistemas de sensores e padrões de comunicação.

 

Medidas para implementar os conceitos da Indústria 4.0

 

 

  • Automatização da produção
  • Interoperabilidade de todos os sensores, atuadores e sistemas de um ambiente industrial
  • Virtualização de processos
  • Adaptação de produção em tempo real
  • Sistemas modulares dos equipamentos e das linhas de produção
  • Processos de produção descentralizados

 

São diversas questões que englobam a adaptação de pequenas e médias indústrias a essa nova realidade. Para elucidar as principais dúvidas, esse vídeo animação produzido pela Fispal Digital traz uma especialista para falar sobre o assunto.

Qual tema você deseja ver na próxima edição de “Pergunte ao Especialista”? Colabore com a sua sugestão nos comentários!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar